Saúde

CIRURGIAS ROBÓTICAS EM UROLOGIA TÊM INCREMENTO EM SALVADOR

Encontro de urologistas fomenta cirurgia robótica em Salvador
RO , Salvador | 30/10/2023 às 13:06
A robótica a serviço da medicina
Foto:

Atrair urologistas que ainda não ingressaram no universo das cirurgias robóticas é o objetivo do Meet The Expert - Urologia e Cirurgia Robótica, que acontece no dia 15 de novembro, das 8 às 17 horas, no Centro de Convenções do Hospital Mater Dei. O encontro, idealizado pelo urologista baiano Nilo Jorge Leão, contará com a presença de cerca de 150 urologistas convidados de cidades do interior da Bahia e de 10 estados das regiões Norte e Nordeste, além de 30 cirurgiões palestrantes de diferentes cidades do Brasil e do mundo, que debaterão cirurgias ao vivo durante o evento. A iniciativa é do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR) e do grupo Uroclínica da Bahia, em parceria com o Hospital Mater Dei.

Além da troca de informações, conhecimentos e experiências, o Meet The Expert será palco de cinco cirurgias robóticas realizadas ao vivo por um grupo seleto de urologistas, a exemplo do doutor Sandro Farias, coordenador da pós-graduação em Cirurgia Robótica do Hospital Albert Einstein. Na ocasião, o especialista fará uso do Urolift, método inovador de tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB) que preserva a função de ejacular.

Ao lado desse médico referência vindo de São Paulo, estará o urologista Nilo Jorge Leão, chefe dos serviços de Urologia dos Hospitais Mater Dei e Municipal (Salvador) que, além de uma nefrectomia parcial robótica para tratamento do câncer renal, fará a demonstração prática de outra inovação no tratamento da HPB que também preserva a função ejaculatória: o método Rezum, que será aplicado pela primeira vez na Bahia. O urologista Bruno Benigno, integrante do corpo clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (São Paulo), também participará da cirurgia.

Segundo Nilo Jorge Leão, o encontro, que contará com a infraestrutura de última geração do Hospital Mater Dei Salvador, incluindo sala robótica dupla; robô Da Vinci Xi e ultrassom BK5.000 intracorpóreo, acontece em um momento de grande avanço da cirurgia robótica no estado. “Com a experiência de quem já realizou mais de mil cirurgias robóticas, posso afirmar que a Bahia está entre os cinco estados do Brasil onde a cirurgia robótica mais cresce em termos de volume e complexidade”, destacou o cirurgião.

Ainda segundo o urologista, ajudar médicos brasileiros a aprofundar conhecimentos na área é muito importante, já que a cirurgia robótica é uma tendência mundial e representa o futuro da medicina. Redução de complicações, recuperação e alta hospitalar mais rápidas, maior precisão e segurança e menor do no pós-operatório são alguns diferenciais da cirurgia robótica.

“Saber que minha cirurgia ao vivo será comentada por grandes experts do Brasil e do mundo, além de poder aprender com colegas excepcionais, também me anima muito quando penso no Meet The Expert”, concluiu Nilo Jorge Leão. Como a cirurgia robótica ainda não integra o rol de procedimentos cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os pacientes operados durante o evento serão beneficiados pelo apoio financeiro da Rede Mater Dei e empresas Strattner/Intuitive, Implantes Médicos e Jansen.