Saúde

BOLSISTAS DA HAPVIDA NOTREDAME SE FORMAM PELO HARVARD TH

Bolsistas da Hapvida NotreDame Intermédica se formam em programa da Harvard T.H. Chan O evento acontece na Praia do Forte e conta com profissionais médicos beneficiados pela operadora de saúde
TC , Salvador | 30/10/2023 às 13:25
Acontece em Salvador
Foto:
  A Bahia será palco da solenidade de um renomado curso internacional de formação em Pesquisa Clínica para a área da saúde. Trata-se do Programa PPCR – Principles and Practice of Clinical Research (Princípios e Prática de Pesquisa Clínica), promovido pela Universidade Harvard T. H. Chan Escola de Saúde Pública, em Boston, nos Estados Unidos. 

A cerimônia acontece na Praia do Forte e conta, pela primeira vez, com a participação presencial e remota de sete bolsistas financiados, durante toda a especialização, pelo Instituto de Pesquisa e Educação da Hapvida NotreDame Intermédica. O Site Center da maior operadora de saúde da América Latina disponibilizou o espaço e a infraestrutura para as aulas síncronas, que são aquelas que acontecem em tempo real. 

Durante o evento, o diretor do Site Center da Hapvida NDI, Kenneth Almeida, apresentará os resultados obtidos por meio da perspectiva de aplicação dos projetos, assim como da estratégia da organização no campo da pesquisa clínica. De acordo com o gestor, a expectativa da empresa para o próximo ano é ofertar o mesmo número de bolsas, para que esse projeto entre para o calendário anual de iniciativas apoiadas e incentivadas pela rede de saúde. 

No início do ano, a Hapvida NDI divulgou um edital com os requisitos para concorrer à vaga, e os candidatos foram avaliados pela Diretoria de Pesquisa & Desenvolvimento e Educação e pelo time da Harvard University. 

De acordo com Gisele Nogueira, uma das profissionais médicas contempladas, o Programa PPCR contribui para a análise crítica de publicações, a autonomia do pesquisador, o conhecimento técnico, a comunicação e a linguística. Insaciável na busca por inovação e conhecimento, a médica, moradora de Boston, matriculou-se recentemente no curso “Machine Learning in Healthcare: Fundamentals & Applications” voltado à importância da inteligência artificial aplicada à saúde. 

Já a biomédica Carina Carraro ressalta a qualidade dos conteúdos e das atividades práticas para o dia a dia na instituição. “Seguindo para a reta final, o curso proporcionará ainda conhecimento em relação à integridade dos dados, plágio na área científica e destaca um interesse especial nas estratégias para reter o paciente em estudo, tema de extrema importância na sua rotina diária no Instituto de Pesquisa na Hapvida NotreDame Intermédica”, afirma a profissional. 

Sobre o Programa 

O Principles and Practice of Clinical Research (Princípios e Prática de Pesquisa Clínica) aborda desde o básico da pesquisa clínica (como formular uma questão de pesquisa, selecionar a população do estudo, métodos de randomização e cegamento) até métodos estatísticos (distribuição e classificação de dados, testes estatísticos, cálculo do tamanho da amostra, análise de sobrevivência, dados faltantes e meta-análise); coleta de dados, monitoramento e elaboração de relatórios (inclui treinamento em redação de manuscritos); e desenhos de estudo (estudos observacionais, desenhos não inferiores e adaptativos e ensaios clínicos randomizados). 

No fim do programa, os participantes estarão aptos a projetar ensaios clínicos de maneira eficaz; coletar dados de forma adequada; usar as funções básicas de um pacote de software estatístico; escolher testes estatísticos básicos apropriados; executar análises estatísticas; ler criticamente e compreender um artigo de pesquisa; desenvolver pesquisas clínicas com base em princípios de integridade, discutir os fundamentos da publicação de artigos e do processo de revisão, e descrever projetos de ensaios clínicos mais complexos.