Saúde

HGRS: PESQUISADORES SÃO RESPONSÁVEIS POR 77% DOS ESTUDOS CIENTÍFICOS

Pesquisadores do HGRS são responsáveis por 77% dos estudos científicos produzidos na unidade
ASCOM HGRS , Salvador | 27/10/2023 às 11:03
Pesquisadores são responsáveis por 77% dos estudos científicos produzidos na unidade
Foto: Divulgação

“O hospital Roberto Santos é um dos principais polos de pesquisa do Estado”. A afirmação do coordenador da Comissão de Ética e Pesquisa, Jorge Motta, ocorreu durante a abertura da primeira Mostra Científica do hospital, realizada na última quarta-feira (25).

 

Ele acrescentou que hoje 77%  da produção cientifica da unidade é realizada por pesquisadores do Hospital Geral Roberto Santos(HGRS) englobando áreas dos projetos de residências como enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, dentre outras, demonstrando a importância dessa unidade de saúde pública que, além de ser referência no atendimento de alta complexidade, também é um campo de estudo e pesquisa que forma profissionais.

 

Um dos estudos apresentados foi sobre testes funcionais em pacientes com doenças cardiovasculares internados na UTI, do fisioterapeuta José da Natividade, supervisor da UTI Cardio. Ele destacou que a proposta é buscar um método diagnóstico com vistas a nortear a reabilitação, com possibilidades até de reduzir as “reinternações”, mortalidade e eventos adversos  após a alta hospitalar.

 

  O diretor médico, Osvaldo Neto, destacou o perfil do HGRS, focado no tripé: ensino, pesquisa e assistência, e o ganho para estudantes e profissionais que passam por aqui, considerando que, além do contato direto com os pacientes, ainda há troca de experiencias entre as equipes multiprofissionais, entre preceptores.  Ele também ressaltou a importância dos estudos que são aplicados para melhorar a assistência dos pacientes.

 

  Para a mostra científica  foram inscritos trabalhos nas categorias pesquisa original com resultados parciais ou finais; estudo de caso clínico e relato de experiência. Durante o evento, os pesquisadores fizeram suas apresentações através da exposição de pôster e comunicação oral.