Saúde

MCO-UFBA ATENDE 120 MULHERES EM MUTIRÃO DO OUTUBRO ROSA

Pacientes realizaram exames de mamografia e ultrassonografia mamária e consulta com mastologista
MCO-UFBA , Salvador | 24/10/2023 às 18:51
MCO-UFBA atende 120 mulheres em mutirão do Outubro Rosa
Foto: DIvulgação

  O mutirão em comemoração ao Outubro Rosa, campanha dedicada à prevenção do câncer de mama, atendeu 120 mulheres na Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA/Ebserh), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Rejane Pereira, de 42 anos, foi uma delas. “Fiz mamografia, ultrassom da mama e consulta com mastologista. Todo ano tento participar das campanhas do Outubro Rosa para manter meus exames em dia e me cuidar”, contou Rejane. 

 

Desde 2021, o mutirão é realizado anualmente e, desta vez, ocorreu no dia 21 de outubro. As pacientes atendidas tiveram a oportunidade de realizar o rastreio completo para o câncer de mama, com exames laboratoriais, mamografia, ultrassonografia mamária e consulta com mastologista. Também foram oferecidas triagem fonoaudiológica e orientações de saúde com equipe multiprofissional. “Estamos realizando esse mutirão mais um ano para ofertar serviços que muitas vezes são difíceis para as pacientes realizarem durante o ano por dificuldade de acesso”, disse a enfermeira e coordenadora do Ambulatório da MCO-UFBA, Fanny Barral. 

 

As pacientes que precisam realizar punção, já saíram da Maternidade com o procedimento agendado. E as mulheres que necessitam de tratamento, foram encaminhadas para o serviço de referência. “Com esse mutirão, as pacientes conseguiram fechar o ciclo de rastreio, que é uma orientação do Ministério da Saúde para mulheres a partir de 40 anos. O Outubro Rosa é uma excelente oportunidade para essas campanhas, já que existe uma sensibilização maior sobre o tema”, explicou a chefe substituta do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico da MCO-UFBA, Manuela Bulhosa. 

 

Para o atendimento, foram selecionadas 20 mulheres que já haviam realizado a mamografia na Maternidade e tiveram resultado inconclusivo. As outras 100 vagas foram abertas para a população interessada e foram preenchidas por meio de agendamento por telefone. Helena Araújo entrou em contato assim que o agendamento foi aberto e garantiu uma vaga. “Valeu a pena porque já tinha mais de cinco anos que eu não fazia esses exames e agora não vou deixar de fazer, principalmente com o excelente atendimento que eu tive aqui”, garantiu ela. 

 

Atendimentos 


No final de setembro, a Maternidade Climério de Oliveira adquiriu um novo equipamento de mamografia que permitiu dobrar a capacidade de atendimento, passando de 20 para 40 procedimentos realizados por dia. Além dos exames, outra grande necessidade das mulheres é a consulta com mastologista. Na Maternidade, são feitos cerca de 64 atendimentos por mês. “Temos muitas pacientes que não conseguem realizar exames e consulta com mastologista e, com esse mutirão, conseguimos ajudar essas mulheres da melhor forma possível”, afirmou a mastologista Luanda Maria Sakaguchi Pinto.