Saúde

SANTA CASA DE ITABUNA ENCERRA “SETEMBRO AMARELO” COM PALESTRAS

Os psicólogos Paulo José Júnior e Edmara Pérola destacaram a importância da informação e o cuidado com outro na prevenção ao suicídio
Santa Casa de Itabuna , Itabuna | 23/09/2023 às 07:09
Santa Casa De Itabuna encerra “Setembro Amarelo” pom palestras
Foto: Divulgação

As Comissões Internas de Prevenção ao Acidente (Cipa) dos hospitais Calixto Midelj Filho, Manoel Novaes e São Lucas encerraram, na quinta-feira (21), a Campanha do Setembro Amarelo, dedicada a conscientização e orientação para que o trabalhador adote medidas que possam evitar o surgimento de doenças e fique alerta para os indicativos apresentados por quem pretende cometer suicídio. 

Os psicólogos Paulo José Júnior e Edmara Pérola destacaram a importância da informação e o cuidado com outro na prevenção ao suicídio. Paulo José Júnior, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que palestrou na quarta-feira (20), no Manoel Novaes, apresentou dados sobre a situação do suicídio no mundo e fez um recorte da situação no Brasil, com números oficiais por regiões do país.

O profissional chamou atenção para a existência mitos que precisam ser combatidos para redução do número de mortes. “Devemos ficar atentos aos sinais emitidos pela pessoa doente, que está precisando do nosso socorro. Estamos em um mundo cada vez mais corrido. Mais cansativo, individualista e menos coletivo. Precisamos olhar mais para o outro”, disse. 

A psicóloga hospitalar Edmara Pérola também ressaltou o bom resultado da convivência mais coletiva que individual. Falou ainda sobre como é valioso manter uma boa relação na família e no ambiente de trabalho. Ao final da palestra, ela promoveu uma dinâmica para mostrar quanto é importante a integração e bom ambiente de trabalho para a saúde mental do profissional.

AÇÃO DE CUIDADO 

Além de palestras, os profissionais tiveram um momento para cuidar do bem-estar, com sessão de maquiagem ofertada por uma consultora da Mary Key. “As funcionárias dos hospitais tiveram acesso ao serviço e produtos gratuitamente. Estamos gratos por essa parceria que viabilizou um momento para realçar a beleza das nossas colegas” conta a presidente da Cipa, Elsilene Ramos. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorrem mais de 700 mil suicídios por ano no mundo. Mas esse dado não pode corresponder a realidade, pois existem episódios subnotificados, o que pode elevar essa quantidade para mais de 1 milhão de casos. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano. Isso significa que uma média 38 pessoas cometem suicídio por dia.