Saúde

MEDICINA É O CURSO MAIS PROCURADO NO NORDESTE

No primeiro semestre,15,5% das pessoas da região buscaram por essa graduação para aderir ao financiamento estudantil, segundo levantamento do Pravaler
Carolina Cestari , Salvador | 28/08/2023 às 12:43
Beto Dantas
Foto: Divulgação

Dentre as graduações mais buscadas para o financiamento estudantil no Nordeste, Medicina segue na liderança, representando 15,5% do total de mais de 650 mil estudantes que acessaram o Pravaler para ingressar em instituições de ensino superior privadas desde o início de 2023. 

O levantamento feito pela edfintech trouxe os cursos mais procurados nas cinco regiões brasileiras. A análise foi feita a partir da base de dados do Pravaler, que provê acesso e soluções para o ecossistema de educação do país e que detém 75% do market share do financiamento estudantil privado do Brasil. 

 

Seguido pelo curso de Medicina, Direito aparece em segundo lugar no ranking, representando 13,5% da população do Nordeste, contrária das outras quatro regiões brasileiras, onde a formação aparece na primeira posição. Na lista, as graduações na área da Saúde, como Enfermagem, Psicologia e Odontologia se mantêm entre as 10 mais pesquisadas regionalmente por aqueles que almejam ingressar em instituições de ensino superior privadas, figurando 11,3%, 7,7% e 6,6% das pessoas respectivamente. 


Para Beto Dantas, COO da companhia, a demanda está aquecida e a colaboração e parceria de todo ecossistema educacional é essencial para a retomada do ensino. “Os brasileiros querem estudar e muitos precisam de uma solução financeira para isso. Desse modo, encontram no Pravaler um recurso para ingressar no ensino superior e fazer de fato o curso que desejam. Em 22 anos de atuação, já contribuímos com o acesso à educação transformando mais de 300 mil vidas e não vamos parar por aí”, afirma o executivo.

Devido ao aumento da demanda no período represado pela pandemia e o entendimento por parte dos estudantes que a graduação é o meio mais assertivo para vislumbrar um futuro melhor, a procura por alternativas para o ingresso segue em ascensão, de acordo com Celso Niskier, diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). “Apenas 23% dos jovens entre 18 e 24 anos estão matriculados no ensino superior e mais de 80% deles pertencem às classes sociais menos favorecidas, principalmente C, D e E. Por outro lado, as instituições privadas de ensino superior são responsáveis por mais de 80% da oferta de vagas. Em razão disso, os estudantes precisam de apoio na busca de financiamento estudantil para investir em sua formação superior”, explica Niskier.

Graças ao seu modelo de negócio, a companhia dedica-se a olhar sob duas perspectivas. Do lado do estudante, a empresa facilita o pagamento das mensalidades do curso, com os menores juros do mercado, considerando o financiamento no dobro do tempo. Já para as instituições parceiras, a companhia auxilia na manutenção do ticket médio e contribui com a redução da evasão, uma vez que ao escolher o curso que realmente deseja, com uma mensalidade que cabe no bolso, o risco de desistência do estudante é menor. 

 

Sempre atento às principais necessidades do setor, o Pravaler passou a compor o Fórum de Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, ao lado de importantes associações, entre elas a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), em apoio a campanha #EducaçãoMaisForte. O objetivo do movimento é mobilizar as comunidades escolar e universitária, o Executivo e Legislativo federais e a sociedade para a importância das instituições de ensino privadas na educação brasileira. Atualmente, a iniciativa conta com o apoio de 15 entidades ligadas ao setor educacional.

 

Confira os cursos mais procurados na plataforma do Pravaler no Nordeste: 

 

  • MEDICINA: 15,5%
  • DIREITO: 13,5%
  • ENFERMAGEM: 11,3%
  • PSICOLOGIA: 7,7%
  • ODONTOLOGIA: 6,6%
  • MEDICINA VETERINÁRIA: 4,9%
  • BIOMEDICINA: 4,9%
  • FISIOTERAPIA: 4,6%
  • FARMÁCIA: 4,0%
  • ADMINISTRAÇÃO: 3,4%