Saúde

HGRS registra captação de múltiplos órgãos e de córneas nesta semana

ais informações sobre doação e transplante de órgãos e tecidos estão disponíveis no site da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)
ASCOM HGRS , Salvador | 01/06/2017 às 12:11

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) registrou, nas últimas 36 horas, uma captação de múltiplos órgãos e uma captação de córneas. No primeiro caso, após diagnosticada a morte encefálica da paciente, foram doados os rins, coração e fígado.  Apenas o fígado ficou em Salvador, enquanto o coração foi para o Paraná e os rins seguiram para o Rio Grande do Sul. Já a família que optou pela doação de córneas chegou a autorizar a doação dos órgãos, mas a paciente sofreu parada cardíaca antes da cirurgia.

No HGRS, o trabalho de captação de órgãos é realizado por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), que oferece suporte desde a abertura do protocolo, independente da escolha dos familiares. No entanto, somente quando constatada a morte encefálica, a equipe realiza entrevista com os acompanhantes.

Para se tornar um doador de órgãos, não é necessário registrar por escrito. Basta conversar com a família e deixá-la ciente do desejo. Mais informações sobre doação e transplante de órgãos e tecidos estão disponíveis no site da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).