Saúde

DEFESA DA SANTA CASA: Ato em Oliveira dos Campinhos reúne 400 pessoa

Molbilização pela Santa Casa
AV , Santo Amaro | 24/07/2016 às 19:23
Mobilização para salvar a Santa Casa
Foto: DIV
A manifestação da comunidade em defesa da Santa Casa de Oliveira dos Campinhos, no distrito do mesmo nome, do município baiano de Santo Amaro, reuniu  perto de  400  pessoas, na manhã deste  domingo. 

O ato que contou com a participação de moradores, lideranças políticas, empregados da Santa Casa e representantes   do governo municipal, reacendeu a esperança e a motivação do provedor Mauricio Dias, de salvação da entidade, seriamente ameaçada de fechamento. O ato apartidário, que começou no Teatro que a Santa Casa mantém no distrito, nasceu com a juventude da pequena localidade de oito mil   habitantes.

O provedor recebeu da comunidade   abaixo-assinado com   1261 assinaturas para ser encaminhada ao governador da Bahia, Rui Costa, para salvar a Santa Casa, entidade 100% SUS  estratégica para a saúde da população de Santo Amaro e mais 20 municípios. Muito  importante também   foi o Termo de Compromisso assinado, publicamente,  pela representante da Secretaria da Saúde do município, lideranças da comunidade e Mauricio Dias  para  encaminhar  ofício ao secretário estadual da Saúde, Fabio Vilas-Boas,  e à Comissão Intergestora Bipartipe (CIB),autorizando o Governo do Estado a renovar o contrato com a Santa Casa, uma necessidade porque o município  é de gestão plena  na saúde, embora  o município não contrate os  serviços da Santa  Casa de Oliveira alegando  insuficiência de recursos.

Na avaliação de Mauricio Dias, o movimento hoje mostrou que a sociedade se apropriou do que lhe pertence: a Santa Casa. Foram depoimentos emocionantes, principalmente de servidores, há seis meses sem salários, mas continuando a trabalhar sem um dia de greve. Do teatro os manifestantes seguiram para abraçar o prédio histórico da Santa Casa, onde junto rezaram o Pai Nosso, pedindo a proteção divina para manter o   importante   hospital que salva   muitas vidas.