Salvador

BRASKEM PROMOVE OFICINAS SOBRE CONSUMO CONSCIENTE PARA ESTUDANTES

A iniciativa visa despertar em crianças e adolescentes a consciência ambiental, reforçando a importância do descarte correto e da reciclagem
Rafael Veloso , Salvador | 16/04/2024 às 14:11
Oficina de Educação Ambiental
Foto: Divulgação

De forma didática, lúdica e participativa, mais de mil crianças e adolescentes de escolas públicas de Salvador e Camaçari irão aprender sobre a importância da reciclagem e as boas práticas sustentáveis para o meio ambiente este ano. A iniciativa faz parte das Oficinas de Educação Ambiental promovidas pela Braskem e que visam despertar neste público a consciência ambiental. A programação será aberta nesta quarta-feira (17/04), às 9h, na Escola Municipal Cosme de Farias, no bairro do PHOC I, em Camaçari.

 

Por meio de palestras e de jogos de perguntas e respostas, serão abordados temas como consumo consciente, destinação adequada de resíduos, reciclagem e o papel do plástico em nossas vidas. Para Rildes Lobo, coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Cosme de Farias, a dinâmica proposta dialoga perfeitamente com a grade curricular das Ciências da Natureza, estudada pelos alunos de 6 e 7 anos de idade. “A educação ambiental das nossas crianças e por consequência de suas famílias, vem em muito boa hora, pois é urgente cuidar do nosso planeta a partir das pequenas mudanças cotidianas. Compreendemos a educação enquanto uma ferramenta de transformação social e o aluno, nesse cenário, é o protagonista das aprendizagens”, destaca Rildes.

 

Na sexta-feira (19/04), será a vez dos estudantes da Escola SESI Milton Santos, no Jardim Limoeiro, em Camaçari, participarem das oficinas. “A proposta é extremamente aderente ao nosso planejamento pedagógico, porque entendemos que a educação ambiental só desperta e fortalece nestes jovens uma consciência para a preservação dos recursos naturais e de um desenvolvimento sustentável”, afirma Ana Cristina Santana, gerente de Unidade na Escola SESI Milton Santos.

 

A programação das oficinas de Educação Ambiental prossegue na segunda-feira (22), com turmas de alunos da Escola Municipal do Natal, localizada no bairro de mesmo nome, e no dia 6 de junho (quinta-feira), na Escola Municipal Sonia Regina de Souza, no bairro do Phoc III, em Camaçari. A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, ressalta que “o objetivo ao promovermos as oficinas de educação ambiental nas escolas é que esses jovens se tornem multiplicadores das práticas de reciclagem em suas comunidades, contribuindo assim para que essas ações se tornem rotineiras no dia a dia”.

 

Além das palestras, a Braskem também irá estimular a reciclagem nas escolas com a entrega de cinco cestos coletores, o que irá contribuir com o serviço de coleta seletiva a ser implantado pela Limpec, empresa de limpeza pública de Camaçari, em todas as unidades de ensino participantes do município. Os resíduos recicláveis coletados nesses locais serão destinados à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), que também participará das ações com uma palestra sobre a cadeia da reciclagem. Áldene Motta, presidente da Limpec, enfatiza a importância da ação para despertar nas pessoas novos hábitos de consumo e de descarte. “Nós sabemos que esse trabalho vai transformar nossa sociedade, garantindo um futuro melhor para a nossa cidade”, observa.

 

Escolas de Salvador - Na capital baiana, as Oficinas de Educação Ambiental irão ocorrer a partir do mês de julho. A Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro, será uma das escolas a receber a ação. A cooperativa parceira neste caso será a de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet), que ministrará palestra nos eventos sobre a cadeia da reciclagem, além de receber os resíduos coletados.  A iniciativa também será promovida em outras duas escolas da cidade a serem escolhidas. Em 2023, a Braskem realizou quatro oficinas de Educação Ambiental para comunidades de Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila e Salvador, com um público total de mais de 496 pessoas.