Direito

JULGAMENTO DE DANIEL ALVES ESTÁ CHEGANDO AO FIM NO TRIBUNAL BARCELONA

Com informações do El Periódico
Tasso Franco , Salvador | 07/02/2024 às 14:12
Daniel Alves
Foto: REP
  O julgamento de Daniel Alves está chegando ao fim. Neste momento, são vistos e analisados videos que decorre a portas fechadas sem acesso da imprensa. Depois desse ato, Daniel Alves deverá depor e a advogada de defesa fará seu pronunciamento. A sentença, provavelmente, não saíra hoje.

A sessão desta qaurta comércio com depoimento do médico da Clínica, segundo El Periodico.

O dia começou com a presença do médico da Clínica que atendeu a vítima na noite do alegado ataque. Nenhuma das partes fez perguntas: a empresa de saúde confirmou-se no relatório que relatou os ferimentos do denunciante.

Os profissionais de saúde do Hospital Clínica que atenderam a vítima explicaram que naquela manhã a jovem estava “assustada, tinha alguma tensão e teve momentos de lágrimas”, embora tenha falado “coerentemente”. Não explicou quem era o alegado agressor, apenas disse que este “falava português” e que tinha entrado numa casa de banho, mas “queria sair e não conseguiu”.

“Lesões não determinam se houve consentimento”: falam médicos

Os médicos explicaram que não detectaram lesões vaginais na vítima, o que “não significa que o ataque não possa ter ocorrido”. “70% das mulheres que procuram o serviço deste hospital não apresentam lesões vaginais”, afirmou. Por isso, sublinham, a falta de consentimento não deve estar associada ao aparecimento de lesões.

“Ele sofre de estresse pós-traumático”

Os peritos forenses que examinaram a vítima explicaram que é comum o sentimento de culpa ou vergonha que as mulheres agredidas sentem “por algo que não geraram”. Também destacaram que o reclamante apresenta “transtorno de estresse pós-traumático”. Esta afirmação foi refutada pela psicóloga prestada pela defesa, que defende que a medicação que a vítima tomava não era para um distúrbio com estas características.

Alves bebeu, mas foi responsável por seus atos, segundo psicólogos de defesa

Dois psicólogos que examinaram Alves quando ele estava na prisão afirmaram não ter detectado nenhum distúrbio, mas detectaram uma “preocupação com o procedimento judicial”. Além disso, os peritos da defesa declararam, após verificação dos bilhetes do restaurante e visualização das câmaras de Sutton, que Alves apresentava “uma deficiência significativa” devido à bebida, o que influenciou “a sua capacidade de perder inibições, o seu comportamento sociável e com uma ligeira deficiência cognitiva”. ". Pelas imagens, estimaram que “não é comum” o jogador consumir álcool.

Os psicólogos calcularam que em menos de uma hora ele bebeu seis taças de champanhe no Sutton. Em resposta a perguntas do Ministério Público, também determinaram que naquela manhã o jogador sabia distinguir o que era certo do que era errado.

Peritos forenses descartam que vítima tenha exagerado

Os peritos forenses declararam esta quarta-feira que descartaram que a vítima “simulasse ou exagerasse” os seus sintomas quando a trataram naquela mesma manhã.

No entanto, o perito da defesa, que fez laudo sem reconhecê-la, ressaltou que não há descrição de nenhum ferimento que ela tenha verbalizado, como puxões de cabelo ou hematomas por agarrá-la pelo pescoço. “Nenhuma lesão me faz pensar que a relação sexual foi tão traumática, digo isso pela minha experiência nesta área”, disse o médico da defesa, relatando lesões e consentimento. A lesão que ele vê no laudo do exame são as feridas no joelho que, segundo este médico, são “de origem incerta”. Ele também questionou a “dor intensa” que a vítima disse ter sofrido.