Direito

REPÓRTER DO WALL STREET JORUNAL TEM PRISÃO PRORROGADA NA RÚSSIA

Gershkovich, 32 anos, filho de pais soviéticos que emigraram para os EUA, foi capturado em Yaketerinburg durante uma reportagem sobre o complexo militar que fornece armas para guerra da Ucrânia
Da Redação ,  Salvador | 29/01/2024 às 11:48
Evan é filho de russos
Foto:
  (J&CIA) Londres – O tribunal de Lefortovo, em Moscou, prorrogou nesta sexta-feira (26) por mais dois meses a prisão do repórter americano Evan Gershkovich, do Wall Street Journal, detido na Rússia desde março de 2023 sob acusação de espionagem. 

Com a quarta extensão, ele poderá completará um ano atrás das grades sem que seu caso tenha sido julgado e que detalhes das provas contra ele tenham sido apresentados. O jornalista pode pegar uma pena de até 20 anos. 

Gershkovich, 32 anos, filho de pais soviéticos que emigraram para os EUA, foi capturado em Yaketerinburg durante uma reportagem sobre o complexo militar russo utilizado para fornecer armas às tropas que combatem na Ucrânia. 


Primeiro repórter americano preso na Rússia desde a Guerra Fria 
Ele é o primeiro jornalista americano preso na Rússia depois do fim da Guerra Fria. A acusação de crime é fundamentada no artigo 276 do Código Penal da Federação Russa, segundo o Tribunal. 

O Cônsul americano em Moscou,  Stuart Wilson, acompanhou  a audiência de sexta-feira no Tribunal Distrital de Lefortovo, que ocorreu a portas fechadas porque as autoridades afirmam que os detalhes do processo criminal contra o jornalista são confidenciais. 

O tribunal divulgou um vídeo no Telegram com imagens do jornalista ouvindo a sentença. 

Em uma entrevista coletiva em dezembro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou conversas com os EUA em torno de que um acordo para