Direito

PISTOLAS DE ÁGUA SERÃO PROIBIDAS PELOS INTEGRANTES DE BLOCOS NO MOMO

Lei 14.584 será regulamentada na segunda
Tasso Franco , Salvador | 28/01/2024 às 20:00
Lei 14.584 será regulamentada na segunda
Foto:

Nesta segunda-feira (29.01), será realizada a cerimônia de regulamentação da Lei nº 14.584, de 02 de junho de 2023, que proíbe, no âmbito do Estado da Bahia, a utilização de "pistolas de água" e congêneres durante o carnaval e festas de rua.  O evento ocorrerá a partir das 14h, no COI (Centro de Operações e Inteligência), e terá a participação da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Segurança Pública no ato de assinatura do decreto.

A proibição tem como objetivo garantir a segurança e o bem-estar de todas as pessoas, coibindo práticas de misoginia e machismo. A utilização de "pistolas de água" é definida como todo artefato, artesanal ou não, que dispare água ou outros líquidos.

Os blocos, agremiações e demais organizações deverão adotar medidas para impedir a utilização das "pistolas de água" por seus foliões ou associados, por meio de campanhas educativas e adoção de penalidades aos infratores. Além disso, os organizadores de eventos privados deverão seguir as orientações expedidas pela *Secretaria de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Segurança Pública*, que irão trabalhar conjuntamente para o recolhimento dos artefatos do Circuito.

O decreto estabelece que durante o carnaval e festas de rua, as pessoas portando "pistolas de água" serão orientadas a entregar os artefatos nos portais de abordagem ou nos locais indicados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. A Secretaria também promoverá o recolhimento das "pistolas de água" descartadas e serão encaminhadas para cooperativas de reciclagem, preferencialmente lideradas por mulheres.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres poderá celebrar acordos com os órgãos de fiscalização municipais e estaduais para promover ações conjuntas de fiscalização e cumprimento do decreto. Os órgãos especiais vinculados à Secretaria de Segurança Pública prestarão o apoio necessário ao cumprimento do disposto no decreto.

A regulamentação da lei busca assegurar uma folia segura para as mulheres, que representam mais da metade dos foliões durante o carnaval de Salvador.