Direito

JAPONES QUE INCENDIOU ESTUDIO É CONDENADO A PENA DE MORTE EM KYOTO

Com The Japan Times
Da Redação ,  Salvador | 25/01/2024 às 10:20
Japonês será executado
Foto: Japan Time
   Shinji Aoba foi condenado à pena de morte na quinta-feira por incendiar um estúdio de animação de Kyoto em 2019 e matar 36 pessoas, em um dos assassinatos em massa mais mortíferos do Japão.

O Tribunal Distrital de Kyoto considerou o homem de 45 anos culpado de colocar fogo no prédio de três andares por causa de um rancor que ele tinha contra a Kyoto Animation. Ele alegou que o estúdio havia roubado suas ideias depois de rejeitar seus romances em um concurso anual organizado pela empresa. Não há evidências de que a empresa tenha plagiado algum de seus trabalhos.

Aoba também sofreu queimaduras graves na maior parte do corpo no ataque.

O réu se confessou culpado, mas seus advogados pediram uma sentença mais leve, argumentando que Aoba estava “mentalmente incompetente” no momento do ataque. Os juízes, no entanto, rejeitaram o argumento, julgando que Aoba estava consciente de suas ações.

“A morte de 36 pessoas é extremamente séria e trágica”

“Eu determinei que o réu não estava mentalmente insano ou fraco na época do crime“, afirmou o juiz Masuda na quinta-feira no Tribunal Distrital de Kyoto. “A morte de 36 pessoas é extremamente séria e trágica. O medo e a dor das vítimas é indescritível“, relatou a emissora japonesa NHK.

Ataque baseado em alegações de plágio

A acusação exigiu a pena de morte para Aoba, alegando que ele foi motivado a atacar o estúdio após acreditar que seu trabalho havia sido roubado. Ele afirmou que o Kyoto Animation – conhecido como KyoAni – plagiou um romance que ele havia enviado para o concurso da empresa. Em julho de 2019, Aoba invadiu o estúdio durante um dia de trabalho, jogando gasolina no térreo e ateando fogo, enquanto repetidamente gritava “Morra”.

Consequências traumáticas para as vítimas e suas famílias

Mais da metade do quadro de funcionários do estúdio de animação, composto por cerca de 70 pessoas, foi morta no evento, e outras 32 ficaram feridas. “Alguns deles viram seus colegas sendo consumidos pelas chamas, e alguns deles estão sofrendo com os efeitos psicológicos, e eles são atormentados por sentimentos de culpa e remorso“, disse o juiz Masuda. As famílias das vítimas, visivelmente emocionadas, estiveram presentes no tribunal durante a leitura da sentença.

Pena de morte no Japão

O Japão mantém a pena de morte para crimes mais graves, como múltiplos assassinatos. Aquelos condenados geralmente permanecem no corredor da morte por anos, ou até décadas. A pena de morte é conduzida por enforcamento.