Direito

FESTIVAL VIRADA: CAMPANHA CRIANÇA NÃO É MÃO DE OBRA REALIZA ABORDAGENS

Campanha Criança Não é Mão de Obra realiza quase 700 abordagens no segundo dia do Festival Virada Salvador
Secom Salvador , Salvador | 31/12/2023 às 13:45
Campanha da Sempre no Festival Virada
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Durante todos os dias do Festival Virada Salvador 2024, que acontece na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realiza operações especiais, através da campanha Criança Não é Mão de Obra, executada conjuntamente com o Serviço Especializado de Abordagem Social. Na sexta (29), segundo dia de festa, 698 ações foram realizadas no local.

 

As equipes efetuam acolhimentos, bem como cadastros e identificação de menores em situação de trabalho infantil. A ações têm como objetivo garantir a inserção de crianças, adolescentes e suas famílias cadastradas na rede socioassistencial e nas demais políticas públicas na perspectiva de preservar os direitos dos cidadãos. 

 

Durante as abordagens, os técnicos da Sempre também fazem orientação para retorno ao lar, ou encaminhamentos para o Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac) – gerido pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), postos de saúde, Unidades de Acolhimento Institucional, dentre outros serviços socioassistenciais. 

 

O grupo de trabalho é composto por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais que realizam diariamente busca ativa em todo o perímetro interno e arredores da festa para identificar e cadastrar crianças e adolescentes em violações de direitos. 

 

De acordo com a técnica de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Sempre, Adriana Vieira, as abordagens são sinônimos de proteção para os menores. “Realizar o mapeamento das situações de risco social e violação de direitos é fundamental para garantir uma integridade digna da criança e do adolescente aqui no Festival”, afirma.