Direito

PEDRO MAIA É O NOVO PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA PARA PERIODO ATÉ 2026

Maia é o sucessor da atual procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Cavalcanti, cujo mandato vai até março de 2024. Pedro Maia recebeu 569 votos no processo eleitoral do MPBA
Tasso Franco ,  Salvador | 21/12/2023 às 16:02
Pedro Maia
Foto: Decom MP
  O promotor de Justiça Pedro Maia foi nomeado procurador-geral de Justiça nesta quinta-feira (21). A nomeação, assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues, diz respeito ao exercício do cargo durante o período 2024-2026.

Maia é o sucessor da atual procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Cavalcanti, cujo mandato vai até março de 2024. Pedro Maia recebeu 569 votos no processo eleitoral do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), o que representou um índice de 98% dos 582 procuradores e promotores que votaram no pleito, no último dia 6. Segundo o órgão, esse foi o maior número de votos, tanto em valores absolutos quanto percentuais, recebido por um candidato na disputa do cargo.

Nascido em Salvador, Pedro Maia tem 44 anos. Ele se tornou promotor em 2004 e integrou a lista tríplice para o cargo de procurador-geral como o mais votado nas últimas cinco eleições. Maia atuou como chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça nos últimos quatro anos.

Além disso, entre março de 2022 e março deste ano, ele foi secretário-executivo do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Como promotor, passou pelas comarcas de Canarana, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Gandu, Feira de Santana e Vitória da Conquista, até vir para Salvador em 2013.

Desde então, Pedro Maia coordenou o Grupo de Atuação Especial de Combate a Sonegação Fiscal e Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf) e o Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim). Ele ainda integrou no Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), no Núcleo de Prisão em Flagrante e foi secretário-executivo do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira). Atualmente, é promotor titular da Promotoria de Tóxicos de Salvador.