Direito

ADOLFO PRESENTEIA BARROSO E FACHIN COM LIVRO SOBRE RUY BARBOSA

Adolfo Menezes presenteia os ministros Barroso e Fachin com o livro “A Vida de Ruy Barbosa
Tasso Franco ,  Salvador | 04/12/2023 às 18:46
Solenidade no Fórum Ruy Barbosa
Foto: Vaner Casaes
   

 O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, entregou, na tarde desta terça-feira (4.12), exemplares do livro “A Vida de Ruy Barbosa” aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, presidente, e Edson Fachin. Os livros, de autoria do ex-governador da Bahia Luiz Viana Filho, imortal da Academia Brasileira de Letras, foram entregues durante uma visita à cripta do famoso jurista baiano, no fórum Ruy Barbosa.

 Na chegada ao fórum Ruy Barbosa, Adolfo Menezes foi recebido pelos desembargadores Lidivaldo Brito e Mario Albiani. Ao lado de Barroso, de Fachin, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), desembargador Nilson Castelo Branco, e demais desembargadores, o presidente da ALBA percorreu o salão nobre do fórum e em seguida desceu para a sala onde está a cripta de Ruy. Ali os ministros do STJ e o presidente do TJBA depositaram flores.

 A edição comemorativa do livro “A vida de Ruy Barbosa” foi lançada em março deste ano pela ALBA, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para celebrar o centenário da morte de Ruy Barbosa, ocorrida em 1º de março de 1923. Na apresentação desta 16ª edição, o presidente Adolfo Menezes lembra que Ruy Barbosa foi o baiano mais ilustre de seu tempo e deseja que a leitura inspire a todos com o exemplo do lutador libertário que foi o “Águia de Haia”.

 “A ALBA, através das suas publicações, sempre fez história. Nesta oportunidade, o selo ALBA Cultural divulga para os ministros do STJ sua produção literária sobre aquele que se inscreve no rol dos maiores baianos e brasileiros de todos os tempos. Participamos ativamente das homenagens ao centenário de morte de Ruy, mas continuaremos a homenageá-lo, porque todas as reverências ainda são poucas diante do que ele representa”, disse Adolfo Menezes, na entrega do livro “A Vida de Ruy Barbosa” aos ministros do STF.
 Os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin estão em Salvador para participar, hoje e amanhã, do 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento de bate o futuro da Justiça brasileira e a aprovação das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o ano de 2024.