Direito

MP TEM APENAS O PROMOTOR PEDRO MAIA CONCORRENDO PARA SER O PRÓXIMO PGJ

A escolha final é do governador Jerônimo Rodrigues
Tasso Franco ,  Salvador | 13/11/2023 às 18:18
A lista triplice leva a Rui Costa tinha Maia, Norma e Alexandre Cruz
Foto: Humberto Filho
  A eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, para o biênio 2024/2026, ocorrerá no próximo dia 6 de dezembro. Encerrado o prazo, o promotor de Justiça Pedro Maia foi o único inscrito para concorrer no processo eleitoral, conforme a lista publicada pela Comissão Eleitoral do MPBA no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) desta segunda-feira, dia 13. A votação ocorrerá das 10h às 17h por meio de sistema de voto digital.

   É a terceira vez, nos últimos 20 anos, que o MP baiano registra candidatura única para concorrer ao cargo de procurador-geral de Justiça. Isso aconteceu em 2004, com o procurador de Justiça Achiles Siquara, nomeado pelo então governador Paulo Souto, e, em 2008, com o então promotor de Justiça Lidivaldo Britto, hoje desembargador, nomeado à época pelo governador Jaques Wagner.

  SÓ LEMBRANDO PASSADO RECENTE

   Os promotores de Justiça Pedro Maia, Norma Angélica Cavalcanti e Alexandre Cruz foram eleitos para a lista tríplice da qual será escolhido, pelo governador do Estado, o nome do chefe do Ministério Público do Estado da Bahia para o biênio 2022/2024. Eles foram os três candidatos mais votados em eleição realizada nesta segunda-feira, dia 14. Pela primeira vez, o pleito foi realizado exclusivamente por meio da rede mundial de computadores, em voto remoto, através do Sistema do Voto Digital. 
 
   Dos 595 procuradores e promotores de Justiça habilitados para votar, 594 registraram seu voto na urna digital. Pedro Maia obteve 501 votos, Norma Angélica, 481, e Alexandre Cruz, 414. O promotor de Justiça José Renato Oliva também disputou o pleito e obteve 187 votos.  

   A presidente da Comissão Eleitoral, a corregedora-geral do MP baiano, procuradora de Justiça Cleonice de Souza e Lima, destacou o sucesso do formato digital do pleito. "Realizamos eleições no ambiente virtual, o que representa um avanço muito grande. 100% praticamente dos eleitores compareceram às urnas e já divulgamos o resultado com a confiabilidade e transparência necessárias para uma eleição dessa importância", 

  Os três candidatos eleitos para lista tríplice emitiram Nota Pública, na qual agradecem os votos. "Agradecemos a confiança de nossos pares, depositada não apenas em nós, mas especialmente em nosso plano de gestão único".

COMENTÁRIO DO BAHIAJÁ

A nomeada pelo governador Rui Costa foi Norma Cavalcante a segunda mais votada, Na época, falou-se que Pedro Maia não foi o escolhido pelo governador diante possíveis questões politicas. Agora, o governador Jerônimo só terá um nome a escolher, mas, pode também exigir uma lista tríplice. Questão delicada à vista, pois.