Direito

MP INSTITUI LUTO OFICIAL PELA MORTE DO PROMOTOR CRISTIANO CHAVES

Chaves tinha 52 anos de idade e sofria de câncer (Com MP informações)
Tasso Franco , Salvador | 06/11/2023 às 11:47
Cristiano Chaves de Farias, 52 anos de idade
Foto: DIV
   O Ministério Público do Estado da Bahia comunica, com pesar, o falecimento do promotor de Justiça Cristiano Chaves de Farias, aos 52 anos, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, dia 6. O MP da Bahia manifesta toda solidariedade aos familiares e amigos. 

   A procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti instituiu luto oficial por dois dias na Instituição, em conformidade ao Ato Normativo Nº 26, de 4 agosto de 2022. Foi suspensa a realização de eventos festivos, devendo ser observado um minuto de silêncio nos eventos oficiais. As bandeiras da Instituição estão hasteadas a meio mastro a partir de hoje e permanecerão até amanhã, dia 7.

  Professor e jurista, o promotor Cristiano Chaves atuou no MP baiano durante 26 anos, com destaque para a área cível. Passou pelas Promotorias de Mucugê, Carinhanha, Paulo Afonso, Feira de Santana, chegando à capital em 2009. Em 2012, foi coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorais (Caocife) e, em 2014, do então Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Cidadania (Caoci). 

  Em 2020, foi assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça e nos últimos anos exercia a atividade na defesa dos direitos do consumidor.

 O velório será realizado a partir do meio-dia desta segunda, no Cemitério Jardim da Saudade. O corpo de Cristiano Chaves será cremado às 17h. Entre os maiores juristas do país, Cristiano teve forte relevância no Direito da Família e era membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM ).

O professor foi graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e era estre em Família na Sociedade Contemporânea também pela mesma instituição. Ele lecionava Direito Civil na Faculdade Baiana de Direito e no Complexo de Ensino Renato Saraiva.