Direito

AUDITORES FISCAIS DO TRABALHO INVESTIGAM MORTE DE OPERÁRIO EM SSA

Morte na Estrada Velha do Aeroporto, em obra de prédio
AFT ,  Salvador | 12/08/2023 às 09:38
Local do acidente
Foto: AFT
A Auditoria-Fiscal do Trabalho deu início, na tarde desta sexta-feira, 11 de agosto, à investigação do acidente fatal ocorrido na obra de pintura da fachada de um edifício localizado na Estrada Velha do Aeroporto. Um trabalhador, de 29 anos, despencou da altura do quarto andar do edifício quando se preparava para iniciar as atividades e não resistiu. 

O Sindicato dos Auditores-Fiscais do Estado da Bahia (SAFITEBA) alerta que o número insuficiente de Auditores-Fiscais do Trabalho (AFT) em atuação prejudica as ações de inspeção e contribui para o aumento no número de acidentes de trabalho com óbitos. Em 2021, a capital baiana registrou 5.009 acidentes, com 8 (oito) óbitos. No ano de 2022 o número subiu para 6.248 acidentes, com 24 óbitos em 2022. Já de janeiro a julho de 2023, os dados coletados pela Inspeção do Trabalho indicam 2.432 acidentes de trabalho, com 05 (cinco) mortes em Salvador. 

De acordo com a AFT e chefe do Setor de Segurança e Saúde do Trabalhado da Superintendência Regional do Trabalho (SRT/BA), Flávia Maia, as informações preliminares obtidas durante a vistoria e de depoimentos trazem indícios de irregularidade na utilização do  Equipamento de Proteção Individual (EPI), no caso, cinto e  cabo guia do trava queda. Durante a inspeção, também foram solicitados documentos para verificação do vínculo empregatício. 

Destaca-se que, durante a vistoria, foram encontradas irregularidades relacionadas à saúde e segurança do trabalho, em especial  no sistema de ancoragem das cadeirinhas e dos cintos no terraço do edifício. Tais circunstâncias estão sob análise da Fiscalização para devidos atos e emissão do relatório final.