Direito

ARACY DIAS É EMPOSSADA NO CARGO DE PROCURADORA DE JUSTIÇA

Com informações da Ascom MP BA
Tasso Franco , Salvador | 21/05/2023 às 10:55
Aracy Dias
Foto: MP BA
   A promotora de Justiça Aracy Dias da Silva foi empossada hoje, dia 19, durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça presidida pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, no cargo de procuradora de Justiça. Uma cerimônia marcada pela emoção, que arrebatou todos aqueles que lotaram o auditório do Ministério Público estadual no CAB para aplaudir a nova integrante da segunda instância. 

Com a voz por vezes embargada, Aracy Dias agradeceu a Deus, aos familiares, amigos e companheiros de caminhada no MP por tudo que construiu ao longo da sua jornada. “Este é o momento mais importante da minha vida, mais importante porque aqui reúno, a uma só vez, as minhas maiores conquistas aqui na terra: os meus melhores amigos e a minha família, pessoas que me ajudam todos os dias a escrever um novo capítulo da minha história”, registrou a nova procuradora de Justiça.

Aracy Dias lembrou da sua carreira institucional e falou sobre a sua “indescritível alegria” com a posse no novo cargo, ao qual chegou pelo critério de merecimento. Dedicou a sua trajetória a Deus e rendeu homenagens aos integrantes do MP que com ela ingressaram na Instituição, em 1991, além daqueles promotores de Justiça e servidores com os quais teve a oportunidade de trabalhar. 

“Neste berço de cultura e honradez encontrei meu porto seguro”, disse ela, lembrando dos seus 32 anos na Instituição. A nova procuradora de Justiça afirmou que, com sentimento de gratidão e orgulho, chega ao Colégio de Procuradores de Justiça para cumprir a missão que lhe esta sendo confiada. “Com confiança no Alto, piso neste solo”, ressaltou. A sua atuação destacada em todas as áreas que atuou foi lembrada por Norma Cavalcanti, que afirmou que Aracy engrandece o nome do Parquet baiano. A PGJ parabenizou a empossada pela “merecida promoção ao segundo grau”.

A nova procuradora de Justiça ingressou no MP no ano de 1991. Atuou nas comarcas de Saúde, Ribeira do Pombal e Euclides da Cunha, até ser promovida para Salvador em 1997. Na Capital, atuou no Núcleo de Promoção da Paternidade Responsável, na Coordenação Jurídica dos Balcões de Justiça e Cidadania e na Promotoria de Justiça do Consumidor e de Família. Foi também assessora especial da Procuradoria-Geral de Justiça e atuou como promotora corregedora por sete gestões. Uma carreira “brilhante”, registrou a corregedora-geral do MP e presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Cleonice de Souza Lima. Elogiando a caminhada institucional de Aracy Dias e destacando que ela é “exemplo para renovar a esperança e confiança no ser humano”, a corregedora-geral destacou que a nova procuradora “desenvolveu uma carreira em que a justiça, com retidão, coragem boa técnica e confiança, correu como um rio caudaloso”.