Direito

Seleção feminina de futebol dos EUA processa federação do país

O processo foi aberto hoje (8)
Nara Franco , Rio de Janeiro | 08/03/2019 às 18:29
Seleção feminina de futebol dos EUA processa federação do país
Foto: divulgação

Todas as jogadoras da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos processaram a federação nacional de futebol do país. Elas alegam que a organização paga a elas menos que aos jogadores masculinos e nega condições iguais de treinamento, viagem e jogo. A seleção dos EUA é a atual campeã mundial. 

O processo foi aberto hoje (8), Dia Internacional da Mulher, após três anos de reclamações das jogadoras. 

"Tendo em vista o sucesso incomparável de nossa equipe em campo, é uma pena que ainda estejamos lutando por um tratamento que reflita nossas realizações e contribuições para o esporte", disse Carli Lloyd, co-capitã dos EUA. O processo acontece três meses antes de a equipe feminina fazer sua estreia para defender o título na Copa do Mundo, na França.

As questões levantadas no processo também incluem o tratamento médico e o treinamento que recebem, bem como a frequência com que jogam e o modo como viajam para os jogos.

"Sentimos a responsabilidade não só de defender o que sabemos que merecemos como atletas, mas também o que sabemos que é certo - em nome de nossas companheiras de equipe, futuras colegas de equipe, atletas do sexo feminino e mulheres em todo o mundo", disse Rapinoe.