Direito

Roda de conversa promove discussão sobre racismo institucional

Atividade celebra o Dia da Consciência Negra e ocorre no dia 19/10, das 16 às 18h, no Memorial do MPF
Da Redação , Salvador | 14/11/2018 às 11:16
João Silva
Foto:

O Comitê Gestor de Gênero e Raça (CGGR) do MPF promove a roda de conversa em celebração ao Dia da Consciência Negra no dia 19 de novembro, das 16 às 18h, no Memorial do MPF. O evento será aberto a todos os integrantes da PGR, PR/DF e PRR1, que poderão trazer um convidado para participar da atividade.

A roda de conversa tem como objetivo conscientizar o público sobre a real existência do racismo institucional, apresentar sugestões e caminhos para a redução dessas desigualdades e pontuar os benefícios gerados para a sociedade com a conquista da igualdade.

A atividade será conduzida pelo publicitário João Silva Oliveira. Para estimular o debate, serão apresentados imagens e vídeos sobre o racismo institucional, com foco no privilégio a determinado grupo de pessoas em razão da cor/raça e etnia. A ideia é mostrar como a comunicação pode ser usada como ferramenta para reduzir a desigualdade racial no Brasil.

João Silva, tem 30 anos de experiência em comunicação. Ao longo da carreira, recebeu centenas de prêmios, incluindo a medalha Zumbi dos Palmares, concedida pela Câmara Municipal de Salvador pelos trabalhos desenvolvidos em prol a luta pela igualdade racial no país.

É um dos profissionais mais premiados do Brasil, sendo escolhido pelo Prêmio Colunistas Nacional como Profissional do Ano. Atuou nas principais agências do mercado como Diretor de Arte, Diretor de Criação e Diretor de Atendimento. O publicitário é autor do Projeto Selo “Racismo, aqui não!”, e da marca/símbolo 20/NOV que comemora o dia Nacional da Consciência Negra.