Direito

Tribunal de Justiça BA inaugura quarta unidade do Cartório Integrado

Localizado no 4 andar do Forum Ruy barbosa
Da Redação , Salvador | 14/06/2017 às 19:55
Presidente do T durante a solenidade
Foto: Nei Pinto
   O Tribunal de Justiça da Bahia, em mais uma ação que dá continuidade ao objetivo de prestar um atendimento mais célere aos jurisdicionados, inaugurou ontem, terça-feira (13), a quarta unidade do Cartório Integrado.

Localizado no quarto andar do Edifício Orlando Gomes, anexo ao Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, em Salvador, o cartório reúne as 1ª, 7ª, 12ª e 13ª Varas de Relações de Consumo da Comarca de Salvador.

A nova unidade reunirá mais de 35 mil processos e será administrada pelos juízes Danilo Barreto Modesto, Carla Adriana Barnuevo (substituta do juiz Antônio Maron Agle Filho, atualmente em exercício na corregedoria do interior), Suelvia dos Santos Reis e Eduardo Augusto Viana Barreto.

A equipe também contará com o auxílio de seus respectivos juizes auxiliares, Antônio Marcelo Oliveira Libonati, Adriana Sales Braga, Gustavo Miranda Araújo e Patrícia Didier Moraes Pereira.

Durante a cerimônia de descerramento da placa, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, comemorou os primeiros números da terceira unidade do Cartório Integrado.

Inaugurado no último mês de abril, o terceiro cartório, composto pelas 3ª, 6ª, 14ª e 16ª Varas de Relação de Consumo, analisou mais de 3 mil petições e zerou mais de mil e quinhentas pendências de documentos, somente no mês de maio.

"Quando de sua abertura para o público, no último dia 2 de maio, no terceiro Cartório Integrado havia 7215 processos já liberados pelos magistrados, mas ainda pendentes de análise e diligenciamento. Em um mês de trabalho esse número baixou para 2878 processos", disse a presidente da Corte baiana.

A presidente também anunciou que o tribunal planeja, até o final do mês de junho, que a corte já esteja conseguindo operar com o prazo máximo de 30 dias entre deliberação pelo juiz e cumprimentos pelo cartório.

Escolhida como juíza coordenadora do quarto cartório integrado, Suelvia dos Santos Reis, afirma que toda a equipe envolvida no projeto está bastante otimista com a implantação da unidade.

"Procuramos ver como estão sendo implantados os demais cartórios, e o que eles trouxeram de novo. Pensamos também em alguns novos projetos para nosso quarto cartório, além de copiar algumas coisas dos anteriores", afirmou.

Durante a cerimônia, também se pronunciaram: a assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, juíza Marielza Brandão Franco, e o diretor de Primeiro Grau, Cícero Moura. Uma nova unidade do cartório integrado, a quinta, abrirá as portas no próximo mês de agosto.

"Conto com a experiência vitoriosa acumulada das outras três integrações, e tenho certeza da participação fundamental dos juízes responsáveis por esta unidade", concluiu a presidente.

Participaram também da solenidade a desembargadora Aracy Borges, aassessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, juíza Marielza Brandão, o procurador Geral do Estado Paulo Moreno, o presidente da Associação dos Magistrados da Bahia, juiz Freddy Pitta Lima, o diretor do Primeiro Grau, Cícero Moura, o secretário de Tecnologia, Leandro Sady, o secretária de Administração Cláudia Nascimento, a secretária geral da Universidade Corporativa (Unicorp), Joana Pinheiro, além de juízes e servidores.