Direito

Semana do Patrimônio Cultural do MP tem início com lançamento de selo

Começou ayer
George Brito , da redação em Salvador | 19/08/2014 às 15:54
Abertura da Semana do Patrimônio Cultural do MP/BA
Foto: Humberto Filho
O Ministério Público estadual iniciou  a ‘Semana do Patrimônio Cultural’, com o lançamento do selo institucional comemorativo ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, celebrado no dia 17 de agosto. Promovida pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MP, a Semana segue até a próxima sexta-feira, 22, com uma programação que contempla três dias voltados a visitas de membros e servidores ao Centro Histórico de Salvador e um dia para a realização do seminário ‘Patrimônio Cultural - Sistemas de Proteção’.

A solenidade de lançamento foi realizada à tarde no salão nobre da sede do CAB, com a presença da procuradora-geral de Justiça em exercício Sara Mandra Moraes Rusciolelli Souza; dos promotores de Justiça Edvaldo Gomes Vivas, coordenador do Nudephac, e Pedro Maia, coordenador do Centro de Apoio Criminal (Caocrim); do artista plástico Edmundo Simas; e de Ruth da Mota Silveira, que representou o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro. Simas é autor da exposição ‘Patrimônio e Folclore sob um Olhar Cubista’, instalada no salão nobre do MP até o próximo dia 29.

O promotor Edvaldo Gomes Vivas explicou que são três modelos de selos a serem utilizados nas correspondências internas do núcleo, com imagens da capoeira, do acarajé (patrimônios imateriais) e do Pelourinho (patrimônio material). Segundo ele, a ideia é que o selo funcione como uma medida de educação, chamando atenção para o dia 17 de agosto, uma data “esquecida”, apesar da Lei de Tombamento ser de 1937. “A Bahia sem a cultura, sem seu patrimônio cultural, não seria nada”, afirmou o promotor, que também agradeceu o trabalho realizado pela equipe do Nudephac. A procuradora Sandra Mandra Ruscioleli ressaltou a diversidade da cultura baiana e parabenizou Edvaldo Vivas pela iniciativa. “Considero a cultura da Bahia como uma das mais belas do mundo”, disse.

A partir de amanhã, dia 19, tem início a visitação ao Centro Histórico para servidores e membros da sede do CAB. Na quarta-feira, 20, será a vez dos lotados na sede de Nazaré, e na sexta, 22, dos servidores e membros do interior. O seminário acontece na quinta-feira, 21, no auditório do Ceaf, no Jardim Baiano, pela manhã, das 9h às 12h, e pela tarde, das 14h às 16h. Segundo Edvaldo Vivas, a meta é “promover uma maior conscientização cultural entre os integrantes do MP”. A visitação, que conta com o apoio da Associação Baiana de Guias, será realizada pela primeira vez na instituição e consiste num passeio com guia turístico partindo da sede, em ônibus com capacidade para 40 inscritos, que passarão a manhã nos principais pontos turísticos e monumentos do Centro Histórico de Salvador. “O evento, que este ano será focado no Pelourinho, deve entrar no calendário do MP, sempre no mês de agosto. A partir de 2015, nossa meta é cobrir outros pontos do Recôncavo Baiano, a exemplo da histórica cidade de Cachoeira”, informou o promotor.