Turismo

FESTIVAL DE VERÃO 25 ANOS SE ENCERRA COM CHAVE DE OURO E BOM PÚBLICO

Festival de Verão Salvador encerra edição de 25 anos com shows memoráveis e a presença de mais de 80 mil pessoas
DUO , Salvador | 29/01/2024 às 12:37
Palco Ponte
Foto: DUO

O Festival de Verão Salvador encerrou com enorme sucesso a edição histórica que marcou o seu 25º aniversário, neste domingo, no Parque de Exposições. As mais de 80 mil pessoas que compareceram aos dois dias de evento puderam curtir aproximadamente 30 horas de música com a participação de mais de 40 atrações de gêneros variados, entre encontros inéditos e apresentações criadas especialmente para a ocasião.

“Foi tudo o que podíamos esperar de uma edição que celebrou os 25 anos desse festival que cresce a cada ano. Foi histórico e tenho certeza que vai permanecer na memória de quem veio por muito tempo”, comemora Rogério Bruxellas, presidente da Rede Bahia, o maior grupo de comunicação do Nordeste do país e detentora da Bahia Eventos, que realiza o Festival de Verão desde 1999.

A organização do festival realizou uma série de mudanças estruturais que se mostraram acertadas. Com o objetivo de trazer mais comodidade e segurança ao público, a organização expandiu o espaço da pista entre os palcos Cais e Ponte, que ficaram dispostos um de frente para o outro. Essa mudança estratégica preveniu aglomerações e permitiu que os frequentadores transitassem com tranquilidade no intervalo dos shows.

“O maior patrimônio do festival é o nosso público e a meta é torná-lo cada vez mais fiel. Tem gente que veio a absolutamente todas as edições nesses 25 anos de história. Então, para proporcionar mais conforto aos frequentadores, aumentamos em quase 15 mil metros quadrados a área de ocupação no parque e ampliamos consideravelmente a praça de alimentação”, resume Rogério Bruxellas. “Não medimos esforços para tornar o evento ainda mais convidativo e de modo que as pessoas pudessem aproveitar tudo que o festival oferece com conforto, segurança e muita música boa. Também expandimos as áreas de acessibilidade, com mais plataformas para cadeirantes e PNEs, e todos os shows dos palcos principais contaram com a tradução em libras.”

“Nesta edição tivemos um aumento bem significativo de marcas patrocinando e apoiando o festival, bem como um crescimento expressivo de experiências trazidas por elas. As marcas investiram muito em seus espaços e estandes, o que gerou muito engajamento do público. Foram ativações muito customizadas pelas empresas, que identificaram a melhor maneira de se comunicarem com o público do festival, o maior do verão brasileiro”, comemora Bruno Portela, head da Bahia Eventos.

Outra diferença sentida pelos organizadores desta edição para a última foi o tempo de permanência do público no evento, que chegou mais cedo e saiu mais tarde do Parque de Exposições.

“No domingo, por exemplo, com apenas uma hora de evento, mais de 40% do público já havia chegado ao festival. Não é um lineup que vai esquentando. Ele já nasce quente com a primeira atração já gerando muita aderência do público”, analisa Portela.

O Festival de Verão Salvador é uma realização da Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, correalizado pela Salvador Produções.  Na edição deste ano, os patrocinadores do FV24 são: Elo, Devassa, Tim, Coca-Cola, Smirnoff, Shopping da Bahia, Nivea, Esportes da Sorte, Avatim, Elétrica Baiana,  Chilli Beans, Havaianas, São Braz, Picolé Capelinha, GOL Linhas Aéreas, Iquine, ITS, UCI Oriente, Orient Cinemas.


Os shows de domingo

Depois dos shows e encontros arrebetadores do primeiro dia, o Festival de Verão não deixou a peteca cair. O domingo começou com a energia contagiante do grupo Àttooxxá, seguido pelo inédito e inusitado encontro de Gloria Groove com Péricles, que romperam as barreiras do pop e do pagode romântico, gêneros pelos quais os artistas são, respectivamente, mais conhecidos. Após cantar alguns dos grandes sucessos de sua trajetória, a Lady Leste chamou ao palco o cantor paulista para releituras de canções como "Até o Sol Quis Ver" (Exaltasamba), "Overjoyed" (Stevie Wonder), "Anjo" (Roupa Nova), "Hackearam-me" (Tierry e Marília Mendonça) e "Melhor Eu Ir" (Péricles).

Quando Zé Ricardo propôs a Thiaguinho um dueto com Maria Rita, o cantor respondeu prontamente: "com ela eu faço o que você quiser". O carinho e a amizade entre os dois logo ficou evidente quando cantaram juntos "Fascinação", standard que ficou famoso na voz de Nat King Cole, nos anos 50, e cuja versão em português foi interpretada por Elis Regina, mãe da artista, nos anos 70. O dueto incluiu ainda clássicos do samba como "Vou Festejar", de Jorge Aragão, e “Conselho”, de Almir Guineto, além de sucessos da carreira do ex-Exaltasamba e da cantora.

Na sequência, Lulu Santos abriu o seu baú de hits com “Toda Forma de Amor”, “Um Certo Alguém”, “O Último Romântico” e “Tudo Azul”, antes de chamar Gabriel o Pensador para dividir o microfone nas canções “Assaltaram a Gramática”, “Astronauta” e “Cachimbo da Paz I” e “Cachimbo da Paz II”. 

Em seguida veio o aguardado encontro de três divindades da música baiana. Daniela Mercury levantou o público já na primeira canção, “Macunaíma”, enfileirando um sucesso atrás do outro da carreira até receber a companhia da parede percussiva do Ilê Aiyê, que completa 50 anos em 2024. O trio de peso ficou completo quando Margareth Menezes subiu ao palco para cantar as pérolas “Negrume da Noite”, “Fonte de Desejo”,  “Raça Negra” e “Faraó”.

Em mais um diálogo entre o pop e o pagode – agora com a vertente baiana – o gigante Leo Santana inflamou o Festival de Verão com um sucesso atrás do outro e levou a multidão ao quando, do alto dos seus 2m de altura, convidou a amiga Luisa Sonza para cantar uma série de músicas, incluindo “Século 21”, parceria dos dois lançada em 2020. 

O ápice da noite se deu no "Momento Histórico FV", apresentado pela TIM, que promete anunciar anualmente uma grande atração a poucos dias antes do início do evento, ao longo das próximas edições. A estrela da iniciativa em 2024 foi ninguém menos do que Caetano Veloso, que interrompeu as “férias radicais” para levar o aclamado show “Transa” pela primeira vez à Bahia. Foi a última apresentação do projeto especial que celebra o álbum homônimo de 1972 – um dos mais importantes de sua carreira, produzido durante o exílio em Londres – que havia sido apresentado em apenas outras cinco ocasiões.

Além das sete faixas do disco, o repertório trouxe outras músicas da discografia do cantor, como “Maria Bethânia”, “Irene”, “London London” e “Sem Samba Não Dá”, esta uma de suas composições mais recentes. Caetano subiu ao palco com participações de Jards Macalé, Tutty Moreno e Áureo de Souza – integrantes originais da banda responsável pelos arranjos e a sonoridade do álbum –, bem como pelos músicos da turnê de seu último lançamento, “Meu Coco”.

Penúltima atração do Festival de Verão 2024, Seu Jorge fez o público cantar com “Mina do Condomínio”, “Carolina”, “Burguesinha”, além de interpretar uma versão do clássico do R&B “Ain’t no Sunshine”, de Bill Withers. Com Mano Brown tocou quatro faixas da carreira do rapper: “Negro Drama”, “Dance Dance”, “Louis Lane” e “Jesus Chorou”.

Os trappers Teto e Matuê celebraram a amizade com a apresentação que encerrou a edição histórica do FV, com um repertório que incluiu “M4”, “Mustang Preto” e “Pay Pal”.

Além das apresentações nos dois palcos principais neste domingo, o Festival de Verão realizou cinco shows com nomes da cena musical baiana no Palco Rua Coke Studio (Miguelzinho do Cavaco, Tiri chama Marcia Castro, Sambaiana chama Nessa, Filhos de Jorge e O Kannalha), enquanto os DJs Pathy Dejesus e Dennis DJ colocaram o público para dançar nos intervalos das apresentações dos dois palcos principais.