Turismo

AFOXÉ FILHAS DE GANDHY DESFILA COM O TEMA MULHERES DE TERREIRO

Com 45 anos de história, os desfiles marcam uma trajetória de empoderamento feminino e promoção da herança religiosa e terão como tema “Mulheres de Terreiro, Detentoras do Sagrado”
Da Redação , Salvador | 16/01/2024 às 14:56
Integrantes do Filhas de Gandhy
Foto: Pedro Moraes
  Comemorando 45 anos de história, o Afoxé Filhas de Gandhy anuncia o tema e a programação do Carnaval 2024 de Salvador, levando diversidade cultural, empoderamento feminino e respeito às tradições ancestrais. Fundado em 1979, o primeiro bloco de mulheres afoxé da Bahia reuniu imprensa e autoridades nesta terça-feira (16), na sede do Bloco, no Pelourinho, para apresentar a programação na folia baiana, que prevê desfiles em dois circuitos, além de um Esquenta Percussivo.

A presidente do Bloco Afoxé Filhas de Gandhy, Glicéria Vasconcelos, juntamente com a coordenadora do Carnaval 2024 do Afoxé, Silvana Magda, receberam os convidados e foram prestigiadas pelo vice-governador Geraldo Júnior, e os secretários de estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis, de Cultura (Secult), Bruno Monteiro, de Políticas para Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, de Promoção da Igualdade Racial (Sepomi), Ângela Guimarães, e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) Larissa Gomes Moraes.

Este ano, o tema escolhido foi *Mulheres de Terreiro, Detentoras do Sagrado*. “Nossa proposta é ressaltar, ainda mais, a identidade de matriz africana, principalmente através do ritmo ijexá, na sua musicalidade, repertório, danças e figurinos”, explica Silvana Magda, coordenadora do carnaval 2024 do Afoxé. Durante o evento também foi apresentada a nova fantasia do bloco e seguirá a tradição de levar o azul e branco para os circuitos, além de toda beleza dos turbantes e adereços, elementos específicos da categoria Afoxé, e as alas de baianas.

Desfile e Esquenta do Afoxé

O Afoxé Filhas de Gandhy vai desfilar no sábado (10), no Circuito Batatinha, Centro Histórico, e  no Circuito Dodó, Barra/Ondina, na segunda-feira (12). Além dos dois dias de desfiles pelos circuitos, o Afoxé Filhas de Gandhy realizará um esquenta Percussivo no dia 10 de fevereiro. O evento contará com cerca de 50 percussionistas e 50 baianas, partindo da sede do Afoxé na rua Gregório de Matos, seguindo pelo Largo do Pelourinho, subindo para o Terreiro de Jesus, circulando pelo Centro Histórico e concluindo novamente na sede, onde está previsto participação especial de artistas da música baiana. Em 2024, o Bloco tem patrocínio do Conselho Nacional do SESI e do Governo do Estado, através do Programa Carnaval Ouro Negro, e realização da NZO Hub Criativo, empresa baiana de projetos afroculturais.

45 anos de tradição

A Sociedade Recreativa e Cultural Afoxé Filhas de Gandhyé é uma entidade filantrópica, reconhecida de utilidade pública desde 2001, e desempenha um papel fundamental e inspirador no Carnaval da Bahia, celebrando a riqueza da cultura afro-brasileira e promovendo a igualdade de gênero dentro do contexto festivo. “Além de contribuir como um espaço de celebração, o Bloco é um agente de resistência cultural e social, promovendo a relevância das mulheres na preservação das religiões de matriz africanas ao longo da história, reconhecendo seu papel como guardiãs do sagrado nos terreiros”, ressalta Glicéria Vasconcelos, presidente do Bloco Afoxé Filhas de Gandhy.

O Afoxé reúne mulheres dos mais diversos seguimentos sociais, como secretarias do lar, lavadeiras, enfermeiras, médicas, cozinheiras, profissionais liberais, empresárias, assim como as Yas, Mametos, Equedes, Makotas e filhas de santo dos diversos terreiros de Candomblé da Bahia, como Gantois, Bate Folha, Ilê AxêOpó Afonjá, dentre outros, porém ainda dentro das perspectivas afirmativa da população negra baiana, o Afoxé Filhas de Gandhy aborda a valorização do Afoxé enquanto cultura negra da Bahia, ao tempo que reafirma o empoderamento das mulheres negras em todos os espaços que o sexíssimo e outros preconceitos as impediu de adentrar durante parte significativa da nossa história.