Turismo

CASA PORTUGUESA DO PASTEL DE BACALHAU: AVISA LÁ QUE ESTAMOS EM LISBOA

Local agradável e poético na Baixa Pombalina Lisboeta
Tasso Franco , Lisboa | 12/01/2024 às 07:33
Diego o mago do pastel de bacalhau
Foto: BJÁ
   Sempre que estou em Lisboa, como me hospedo nas proximidades da Rua Augusta, vou a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau localizada próxima ao arco da Praça do Comério, saborear um pastel com queijo e vinho do Porto. Continua de ótimos sabores e qualidades. Costumo subir a escadinha e me sentar juntamente com la madame Bião de Jesus no primeiro andar para curtimos um pouco o ambiente poético da casa. Há poemas de Fernando Pessoa decorando o ambiente.

    Este local nasceu em 2015 sob o mote “É a voz da terra ansiando pelo mar”, do poema D. Dinis, de Fernando Pessoa, e numa grande homenagem aos pastores da Serra da Estrela. A casa da Rua da Augusta é uma forma de aproximar o litoral do interior, celebrando dois ícones da gastronomia Portuguesa: o pastel de bacalhau e o queijo Serra da Estrela DOP.

   Segundo o teaser da empresa, "a esta dupla, que junta dois sabores tradicionais numa especialidade única -o Pastel de Bacalhau com queijo Serra da Estrela DOP, juntou-se o vinho do Porto, num trio que promete uma verdadeira Portugal Experience".

   Creio que essa Casa representa um símbolo da cidade de Lisboa. É como se dissessemos assim: "Vamos saborerar o pastel de bacalhau com queijo e vinho do Porto na esquina da Augusta para sabermos que estamos na capital portuguesa". É uma marca, um sinal de que, afinal estamos em Lisboa e próximo ao Tejo. (TF)