Turismo

PROJETO MARES PARTICIPA DO CLEANUP DAY NA PRAIA EM MAR GRANDE

As ações acontecem nos dias 13 e 16 de setembro. Confira a programação
Líliam Cunha , Salvador | 13/09/2023 às 15:17
Projeto Mares participa do Cleanup Day na praia em Mar Grande
Foto: Divulgação

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Limpeza – _Cleanup Day_ o Projeto Mares, iniciativa da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, irá realizar uma série de ações com o objetivo de mobilizar a comunidade para a importância do descarte correto de resíduos. Movimento cívico que une milhões de pessoas pelo mundo, o _Cleanup Day_, acontece no dia 16 de setembro, em 191 países. No Brasil a iniciativa acontece pela sexta vez reunindo ações por diversas cidades. Entre elas a programação especial do Projeto Mares que inclui palestra, limpeza de praia, faixa de areia e submarina, a serem realizados em Mar Grande, município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.

A primeira atividade acontece no dia 13 de setembro, a partir das 9h, tendo como público alvo os estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e de Guia de Turismo, do Centro Estadual de Educação Profissional do Oceano. Com a proposta de mostrar a importância dos recifes de coral para a comunidade e gerar mais engajamento do público jovem nas atividades de conservação, limpeza das praias e rios e despertar o interesse destes em participar das ações realizadas pelo Projeto Mares e pela PRÓ-MAR, o coordenador geral do projeto, José Roberto Pinto, o Zé Pescador, apresenta palestra com o tema “A restauração de recifes de coral na Baía de Todos os Santos. Década do oceano / década da restauração dos ecossistemas 2021 a 2030”.

A apresentação visa ainda fortalecer a relação de parceria entre o Projeto e a escola Oceano. “Os cursos ofertados pela Oceano possuem interface com os trabalhos que são desenvolvidos pelo Projeto Mares e demais iniciativas realizadas pela ONG nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade, conservação e na geração da oportunidade de negócios em ecoturismo e do turismo científico e regenerativo”, destaca Zé Pescador.

Já no sábado (16), às 9h, integrantes do projeto e voluntários realizam de forma integrada a limpeza da faixa de areia da praia, na Praia do Duro, localizada na frente da sede da ONG. Haverá, também, ação de limpeza submarina realizada por mergulhadores. Para participar como voluntário da limpeza submarina é necessário possuir conhecimento em mergulho livre. Já a limpeza da praia é aberta a todos que desejarem participar.

“Mais do que promover a limpeza das áreas citadas, nossa intenção é despertar nas pessoas o interesse em ter uma participação mais ativa em ações educativas e de conservação e, também, contribuir para a construção de um conhecimento da comunidade sobre a importância dos recifes de coral e a restauração desse ecossistema cuja função vai além de proteger o litoral”, explica Zé Pescador.

Os resíduos recolhidos durante a ação serão pesados e destinados ao aterro sanitário municipal para descarte adequado.

284km de praias e rios

Outros 23 projetos que fazem parte do Programa Petrobras Socioambiental realizarão ações no _Cleanup Day_, atuando em uma área total de 284km de praias e rios. A estimativa é que os eventos reúnam cerca de 1.250 voluntários e coletem 10 toneladas de resíduos.

Em ações anteriores, como essa, os voluntários recolheram diversos tipos de materiais, entre eles alguns inusitados como: louças antigas, fogões, geladeiras, sofás, televisores, computador, sofás, resíduos internacionais com mais de 20 anos, carcaças de quelônios e restos de baleias. Também já foram encontrados materiais hospitalar, fraldas e máscaras descartáveis, teste de gravidez, teste de Covid-19, chinelos, brinquedos, borras de óleo, pneus e até mesmo capô de carro.

*PROGRAMAÇÃO CLEANUP DAY PROJETO MARES:*
*DIA 13 DE SETEMBRO*


*“A restauração de recifes de coral na Baía de Todos os Santos. Década do oceano / década da restauração dos ecossistemas 2021 a 2030”*

*Palestrante:* José Roberto Pinto (Zé Pescador) – coordenador geral do Projeto Mares e presidente da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR

*Onde:* Centro Estadual de Educação Profissional do Oceano, em Mar Grande

*9h*

*DIA 16 DE SETEMBRO*

*Limpeza de praia (faixa de areia e submarina)*

Onde: Praia do Duro, em Mar Grande. Com concentração às 9h, na sede da PRÓ-MAR.

*9h*