Turismo

PARIS TAMBÉM TEVE CARNAVAL DA BAHIA COM BROWN NA LAVAGEM DA MADALEINE

Festa brasileira em Paris que reúne 30 mil pessoas na igreja onde aconteceu o velório de dom Pedro II
Tasso Franco ,  Salvador | 10/09/2023 às 19:24
Carlinhos Brown em Paris
Foto: Heber Barros, DIV
   A “Lavagem da Madeleine”, a maior e mais importante tradição,brasileira na Europa, chega a sua 22ª edição levando a cultura às ruas de Paris. A celebração contou com a participação do cantor e compositor Carlinhos Brown como principal atração. Franceses, brasileiras e brasileiros, pessoas de diferentes nacionalidades, misturam-se nas ruas da capital francesa dançando ao ritmo dos atabaques. O ponto alto do evento aconteceu beste domingo, 10 de setembro,na “Place de La République”.

O evento é uma realização do Brasil Onire Lavage de La Madeleine, Carlinhos Brown e  Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Criada pelo artista Roberto Chaves, a festa tem como padrinho o ator francês Vincent Cassel há sete anos. Integra a programação oficial da Prefeitura de Paris, faz parte da Rota dos Escravizados da Unesco e será filmada por mais um ano, pela cineasta Liliane Mutti para o longa-metragem intitulado “Madeleine à Paris”, que conta a história da Lavagem de Madeleine e tem Roberto Chaves como protagonista.

 E o ano de 2023 marca uma virada no evento que tem agora como parceiros Carlinhos Brown e seu empresário Fábio Almeida e a produção de Irá Carvalho Selma Calabrich e Mariana Carvalho.

 Segundo o colunista Marrom, do Correio, o grupo percussivo Batalá do baiano Giba Gonçalves e o Batuc’ados puxaram o cortejo depois que o Babalorixá Pai Pote, irmão de Robetinho fez o chamado despacho para Exu abrir o caminho da festa. Também nascido em Santo Amaro, como seu irmão, Pai Pote é uma espécie de pai espiritual da Lavage de La Madeleine.

Trabalho feito, as alas percussivas iniciaram o desfile cada uma mostrando sua criatividade até que o trio elétrico que Carlinhos Brown levou de Salvador para Londres e depois Paris iniciou o desfile. E coube ao anfitrião Robertinho Chaves cantar várias músicas no clima do carnaval baiano começando com o hit gravado por Michel Teló “Assim você me mata”, além de incluir a clássica canção ‘Non Je Ne Regrette Rien” imortalizada pela grande dama do canto francês, Edith Piaf e regravada por Cassia Eller no seu disco Acústico MTV.

Antes de mandar ver em seu repertório ele cantou Madalena Abençoar o hino da lavage composto para os 20 anos da festa pelo cantor e compositor pernambucano Charles Theone em parceria com Robertinho e Carlinhos Brown. A música foi gravada por Carlinhos com as participações de Robertinho, Margareth Menezes, Márcia Freire, Tonho Matéria e Jau.