Turismo

AYLA MENEZES SACUDIU O CARNAVAL DO PELÔ NESTE SÁBADO (18)

O show no palco principal (Largo do Pelourinho) contou com coreografia animada da artista e de dançarinas
Ascom Cultura , Salvador | 19/02/2023 às 13:23
Ayla Menezes
Foto: Ulisses Dumas

Os foliões do Carnaval do Pelô explodiram de alegria com a apresentação da cantora Ayla Menezes, que subiu ao palco principal do Carnaval do Pelô, no Largo do Pelourinho, neste sábado (18), às 20h. Acompanhada de sua banda e de dançarinas com coreografias inovadoras, a artista apresentou sucessos conhecidos pelo grande público, a exemplo de “Maimbê Dandá” e “Vumbora Amar”, e mostrou o talento e a multiplicidade de seu trabalho.


Durante o show, a cantora anunciou que este ano, pela primeira vez, cantará no Circuito Barra-Ondina no próximo domingo (19), às 20h45, e agradeceu ao público do Pelourinho pelo acolhimento e reconhecimento que sempre deram ao seu trabalho. “Pela primeira vez sairei na Barra-Ondina, graças ao trabalho que venho desenvolvendo no Pelourinho. Obrigada por me acolherem. Vocês me deram régua e compasso para mostrar minha arte”, disse Ayla.


Compositora, bAylarina e intérprete, Ayla Menezes deu início à trajetória artística quando tinha cinco anos, a partir do contato com o ballet clássico, uma das suas paixões. A cantora realizou trabalhos como backing vocal de Carlinhos Brown, onde acompanhou o artista em turnês internacionais pela Europa e EUA. Em 2007, Ayla teve sua primeira banda “Afrodite”, composta por mulheres, sendo a primeira banda de pagode no cenário musical comandada por uma mulher. Em 2008, Ayla liderou também a banda Groove de Saia, dando continuidade à sonoridade do pagode.


Já em 2013, a artista participou da 2ª Edição do Programa The Voice Brasil, integrando o time Carlinhos Brown e teve seu trabalho apresentado ao grande público em âmbito nacional. Ayla também apresentou seu talento no Caldeirão do Huck, no quadro “Cante Outra Vez”. Em 2014, por ser apaixonada pelo samba, e ter Alcione como uma das suas grandes referências, Ayla decidiu homenagear a cantora com o projeto “Ayla Menezes Canta Alcione”, onde lotou as casas de eventos por onde passou, inclusive o Teatro Eva Herz por duas vezes consecutivas. No mesmo ano, foi a vez da cantora Maria Bethânia ser homenageada com o show “Ayla canta Bethânia”.


Largos - Quem optou pelo Carnaval do Pelô também conferiu os shows de Swing do T10 e do cantor Guga Meira. As apresentações aconteceram nos largos Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água, respectivamente. O Swing do T10 mostrou ao público todo o seu balanço e fez os foliões “quebrarem” e “amassarem” o corpo, como disse o vocalista do grupo Mano John. Já o cantor e compositor baiano Guga Meira chegou ao carnaval com música nova “Só um Lance”, que tem a participação de Davi Melo, compositor cearense que assina sucessos com artistas nacionais como Matheus Fernandes, Wesley Safadão, Nattan, Xand Avião e Leo Santana.


 Carnaval da Cultura – É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval do Pelô, que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover nos palcos grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, Hip-hop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis. E é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, Carnaval 2023 – “Um Carnaval em Cada Esquina”.