Turismo

TURISTAS SÃO BEM RECEBIDOS PELO RECEPTIVO DA PREFEITURA NO AERPORTO

arnaval é a festa em que ocupação dos hotéis é de 100%
Tasso Franco , da reda��o em Salvador | 17/02/2023 às 20:09
Baiana estilizada da SECULT
Foto: Jefferson Peixoto
    MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), montou um grande receptivo para os turistas veem à capital baiana para curtir o Carnaval. Até a próxima terça-feira (21), a cidade deve receber 1,3 milhão de visitantes que chegam para aproveitar a folia. Quem desembarcou na  capital baiana pela primeira vez já sentiu no Aeroporto Internacional de Salvador o clima especial do Carnaval.

  2. “É a primeira vez que eu venho para Salvador.  Estou vindo para o Carnaval e também vou ficar em Morro de São Paulo. A gente realiza um sonho, pois Carnaval é Salvador. A gente tem que vir ao Carnaval para ver a cultura”, disse a turista de Cascavel-PR Arieli Lazzarin, que chegou ao terminal com a filha  Antonella, de 6 anos, nesta sexta-feira (17).

  3. “Salvador está preparada para receber todos  esses visitantes, e a Secult preparou uma grande operação de recepção", destacou o diretor de Turismo da Secult, Gegê Magalhães. "Estaremos presentes em todos os pontos de chegada de visitantes: aeroporto, rodoviária, porto. Na maioria dos hotéis de Salvador,  temos um totem explicativo que direciona para o site 
salvadordabahia.com, que tem toda a programação de Salvador, com todas as experiências de visitas”, informou.

  4. Também desembarcando em Salvador pela primeira  vez, a turista de São Paulo Aline Ferreira disse esperar que a folia desse ano na capital baiana, após dois anos sem Carnaval, seja “o bicho”. “É um sonho. Estou muito feliz porque tenho uma expectativa maravilhosa de estar aqui, por conta dessa alegria, dessa  cultura maravilhosa que é a Bahia. Escolhi vir esse ano porque sei que será o bicho. Sempre tive vontade de vir e amo as bandas da Bahia: Harmonia, Chiclete com Banana. Vou ver tudo nos camarotes”, explicou.

  5. Equipamentos - O diretor de Turismo também detalhou  que outros equipamentos da cidade funcionarão durante o período de festa para atender aos turistas. “A Casa do Carnaval, a Casa da Música da Bahia e a Casa do Rio Vermelho vão funcionar com horário especial no período de Carnaval. Trinta e seis monitores estarão  espalhados nos bolsões turísticos da cidade de Salvador, como Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Centro Histórico de Salvador e outros pontos”, enumerou.

  6. Em cada um desses locais, há receptores bilíngues  que trabalharão em duplas. “Faremos uma grande ação no Porto de Salvador, onde, do dia 15 ao dia 22, receberemos 30 mil turistas; inclusive, dentro da programação do Carnaval, teremos um navio que vai pernoitar com 5,7 mil visitantes”, disse Gegê Magalhães.

  7. As ações da Prefeitura também ocorrem para  bem atender aos turistas que utilizam os meios de transporte na capital baiana. “Estamos também com uma ação em todos os veículos de aplicativos, táxis e ônibus, através do Expresso Salvador, que também direciona, por meio de um QR Code, para o site salvadordabahia.com. Salvador está pronta para receber muitos turistas da melhor forma possível”, declarou o diretor de Turismo.

  8. Para manter a limpeza dos circuitos carnavalescos em ordem, de modo que os foliões possam correr atrás dos trios sem transtornos, a Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), mobilizou neste ano mais de 3 mil profissionais atuando 24h na festa. É a maior operação de limpeza urbana da histórias dos carnavais.

  9. Durante a operação da Limpurb, serão utilizados 218 equipamentos entre compactadores, caminhões-pipa e caminhões de sucção. Todo o esquema foi pensado pelo órgão para que baianos e turistas tenham um serviço de excelência nos dias que ocorrem a festa.

  10. Na passarela Nelson Maleiro, o corredor que marca o início dos desfiles no circuito Osmar (Campo Grande), um grupo de agentes de varrição da Limpurb atua deixando a área sempre impecável para o público. 

  11. Gicelma de Souza Santos, 50 anos, presta serviço há 26 anos na limpeza urbana da capital baiana. Entusiasmada com o retorno da festa, ela diz que o trabalho dos profissionais é feito com afinco para ajudar Salvador a promover sempre a melhor experiência para os foliões. “Com muita alegria e harmonia, estou na Operação Carnaval por mais um ano para trabalhar com toda a alegria do mundo”, afirmou.

  12. A operação de limpeza urbana no Carnaval mobilizou os 3 mil colaboradores em diferentes frentes, desde agentes de limpeza e coleta, profissionais de lavagem de vias e motoristas que atuarão em todos os circuitos, incluindo as ilhas.

  13. Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, nunca houve na história da festa popular uma mobilização tão grande de agentes. “Além do número expressivo de profissionais atuando diariamente em esquema de plantão, teremos 3.200 banheiros químicos e 90 sanitários - contêineres climatizados -, com aproximadamente 800 posições. Todos os equipamentos estarão distribuídos em locais estratégicos nos circuitos da folia”, destacou o gestor.

  14. O prefeito Bruno Reis apresenta neste sábado  (18) o balanço do segundo dia do Carnaval de Salvador na Sala de Imprensa instalada na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, a partir das 11h30. Na coletiva de imprensa, o prefeito vai falar sobre as ações da Prefeitura e as atrações nos diversos circuitos  da folia. Antes, Bruno Reis se reúne com secretários e dirigentes de órgãos para avaliar o funcionamento dos serviços públicos durante a festa.

  15. Para permitir a realização de festejos de  Carnaval em diversos bairros de Salvador, 15 localidades da cidade terão seus terminais temporariamente realocados durante o período de folia. Até a próxima terça-feira (21), as linhas de ônibus que passam por estes locais terão os finais de linha transferidos  para outra localidade.

  16. No bairro de Tancredo Neves, o terminal passará  para o Conjunto Arvoredo; em Pau da Lima, o ponto final será em Colina Azul; na Mata Escura e Jardim Santo Inácio, o final de linha foi temporariamente transferido para as imediações do Complexo Penitenciário da Mata Escura; Novo Horizonte e Nova Sussuarana  vão utilizar o Terminal de Sussuarana; em Nova Brasília e Sete de Abril, o terminal será em Jaguaribe 2; e na Engomadeira, o terminal ficará nas proximidades do Conjunto ACM.

  17. Em Alto de Coutos e Paripe, o terminal será  transferido da Escola de Menores para a Base Naval; em Periperi, vai para Mirantes de Periperi; o terminal de Rio Sena será transferido para o Alto de Sta. Terezinha. Os terminais de Plataforma e São João do Cabrito irão para o Largo do Luso, enquanto de Conjunto  Pirajá 1, Pirajá (Rua Nova e Rua Velha) vai para a unidade da Plataforma em Pirajá. Em Fazenda Coutos, o terminal será transferido para o Terminal de Vista Alegre; em Massaranduba vai para a unidade da Plataforma do Caminho de Areia, e na Boa Vista do Lobato,  para o terminal de Alto do Cabrito.

  18. Agentes de trânsito e transporte, e prepostos  das concessionárias estarão nestas regiões para orientar os usuários sobre as mudanças.

  19. Liberdade: - A operação de transporte no bairro  da Liberdade será modificada a partir deste sábado (18) para permitir a realização do Carnaval na localidade. Os desvios irão ocorrer entre 16h e 4h do dia seguinte, até a próxima quarta-feira de cinzas (22), no trecho entre o Largo da Lapinha e a Rua Pero  Vaz.

  20. Com as alterações, as linhas de ônibus que  circulam sentido Centro, passarão a acessar as ruas Lima e Silva, Pero Vaz, Conde de Porto Alegre, Largo do Tamarineiro, rua Saldanha Marinho, Largo do Queimado e Largo da Soledade, seguindo então seu itinerário normal. Já as linhas que circulam sentido bairro,  devem acessar os largos da Soledade e Queimado, rua Saldanha Marinho, Largo do Tamarineiro, rua Conde de Porto Alegre, rua Pero Vaz, rua Lima e Silva, Bairro Guarani e Largo do Tanque, de onde retomam seu itinerário regular.