quinta-feira, 28 de outubro de 2021
Turismo

CONFERÊNCIA TURÍSTICA COLOCARÁ A BAHIA NO CENTRO DAS ATENÇÕES EM 2022

A conferência mundial de Convention & Visitors Bureau (C&VB) tem estimativa de reunir cerca de dois mil especialistas dos principais destinos turísticos do mundo
Ascom Setur , Salvador | 13/07/2021 às 14:50
Convention Bureau
Foto: Tatiana Azeviche

Com um evento que reuniu autoridades do Turismo da Bahia e do Brasil, foi lançada nesta segunda-feira (12), na Fecomércio (Av. Tancredo Neves), a 1ª World Convention & Visitors Bureau Conference (WC&VBC). Agendada para os dias 13, 14 e 15 de setembro de 2022, no Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), a conferência mundial de Convention & Visitors Bureau (C&VB) tem estimativa de reunir cerca de dois mil especialistas dos principais destinos turísticos do mundo.

 

Na abertura do lançamento, que contou com depoimentos gravados em vídeo do ministro do Turismo, Gilson Machado, e do presidente da Embratur, Carlos Brito, o presidente do Instituto Brasil de Convention & Visitors Bureau (Brasil CVC), Márcio Santiago, apresentou detalhes sobre a programação, que inclui palestras e exposições.

 

Serão 30 painéis, com 60 palestrantes de vários países e a participação de representantes de Convention & Visitors Bureau de todo o mundo. Haverá rodadas de negócios e estandes dos principais realizadores de eventos mundiais, de fornecedores de equipamentos e serviços e de órgãos públicos.

 

 “Salvador foi a escolhida para sediar esta primeira edição porque há aqui o comprometimento das autoridades e do empresariado, a boa oferta de leitos e hotéis, aeroporto, centro de convenções e fornecedores de serviços diversos, além de possuir um Convention & Visitors Bureau”, explicou Santiago.

 

Em vídeo gravado, o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, destacou a importância que o evento de projeção internacional tem para o estado. “A Bahia sediará as discussões de novas estratégias que irão lançar os pilares para o desenvolvimento do turismo no novo cenário”, afirmou. Segundo ele, com o evento o estado terá também a oportunidade de debater temas para captação de novos negócios para a atividade turística.

 

O secretário foi representado no lançamento pela chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), Giulliana Brito. “Este evento conta com o apoio da Setur, tendo em vista sua relevância, e estamos juntos para promover o destino Bahia. Não resta dúvida que a conferência proporcionará o fomento, a troca de experiências e a captação de novas oportunidades de negócios para o segmento do turismo, gerador de emprego, renda e desenvolvimento da economia do nosso estado”, disse.

 

O diretor do Brasil Convention & Visitors Bureau, Pedro Costa, lembrou que “a Bahia vai figurar no mundo como um grande polo de realização de eventos, sendo divulgada no exterior por muito tempo”, uma vez que os grandes tomadores de decisão de eventos e formadores de opinião vão estar reunidos em Salvador.

 

Recuperação - O lançamento da 1ª World Convention & Visitors Bureau Conference contou também com a participação do deputado federal e presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, João Carlos Bacelar. “A pandemia destruiu a economia, e o turismo foi severamente impactado, mas este evento mostra que estamos preocupados em fortalecer a atividade em curto prazo, e a Bahia foi escolhida porque Salvador tem esta abertura internacional, além de sua importância histórica e cultural”, afirmou.

 

Na ocasião, ele anunciou que a Comissão de Turismo já deu entrada ao projeto que moderniza a lei do Fundo Geral de Turismo – Fungetur, que prevê crédito de R$ 5 bilhões para auxiliar empreendimentos turísticos na crise da pandemia.

 

Também participaram do lançamento, entre outros, o presidente da Federação do Convention Bureau na Bahia, Sérgio Gomes; o superintendente do Sebrae, Jorge Khouri; a coordenadora da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio, Avani Duran; o diretor da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Antonio Barreto Júnior, representando o secretário Fábio Mota; a gerente da GL events, Silvana Gomes; e o presidente do Campina Grande C&VB e diretor do Brasil C&VB, Agnes Silva.

 

Espalhados por todo o mundo, os Convention & Visitors Bureau têm por objetivo representar, promover, desenvolver e captar negócios para seus respectivos destinos. A realização do evento contribui para a retomada das atividades turísticas e o fomento ao turismo de negócios, além de chamar a atenção do mundo para o potencial do destino Bahia na atração de turistas de eventos e lazer.