Turismo

Galeota conta com a Gratidão do Povo para voltar a Procissão na Virada

A galeota faz parte da procissão há 124 anos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/11/2019 às 09:16
Galeota será mais uma vez recuperada
Foto: DIV
Há 127 anos fazendo parte da procissão marítima do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, representando um patrimônio de fé e compromisso com o povo baiano, a ‘Galeota Gratidão do Povo’, que lidera o tradicional encontro no mar anunciando a chegada do ano novo, passa por um processo de restauração. Em virtude disso, a Arquidiocese de Salvador lançou no mês de outubro, uma campanha de arrecadação de recursos para sua reconstrução, durante coletiva de imprensa realizada na sede da Devoção Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem.

 Na ocasião,  o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger ressaltou a importância da participação popular na campanha. “Sabemos pela história que essa galeota foi construída por iniciativa do povo e com seus próprios recursos – daí seu nome: Gratidão do Povo. Portanto ela é do povo. Ela foi usada durante 127 anos e atualmente está sem condições de uso. Cabe ao povo restaurá-la. É um direito seu”, disse o arcebispo. 

Além do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, também estiveram presentes o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, padre Davi Oliveira dos Santos; o presidente da Devoção, Expedito Sacramento; o presidente da Comissão Especial para Restauro da Galeota, o padre Aderbal Galvão de Sousa; o comandante da Capitania dos Portos da Bahia, Márcio Amaral e a presidente da Fundação Mário Leal, Tania Scofield. 

A previsão é recuperar, até dezembro, a tradicional embarcação que desde 1892 conduz a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes durante a procissão de 1° de janeiro. Em 2018, a Marinha impediu a galeota de fazer parte da procissão por conta de problemas na estrutura física. Foi a primeira vez, em 127 anos, que a galeota não participou dos festejos.

CAMPANHA

A campanha está focada em doação financeira, de qualquer valor, a partir de um centavo (R$ 0,01), incentivada com a entrega de um certificado denominado “Preito de Gratidão”.  As doações serão feitas em nome da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela CNPJ 16.406.522/0001-28, nos seguintes bancos: Caixa Econômica Federal – Agência: 1032; Op. 003; Conta Corrente: 2476-9 / Banco Bradesco – Agência: 3072; Conta Corrente: 8583-9 / Banco do Brasil – Agência: 2967-X; Conta Corrente: 10-8.