Turismo

Segunda edição da Festa de San Gennaro bombou o Rio Vermelho

Gratuita e aberta ao público, festa celebrou a gastronomia italiana de Salvador com ruas lotadas e comida a preço justo


Via Press , Salvador | 15/09/2019 às 11:55
Muita gente foi ao evento
Foto: Raul Spinassé

O Rio Vermelho ganhou um tom de Itália no último sábado (14) durante segunda edição da Festa de San Gennaro. Comida farta, música boa e muita, muita gente na rua! A festa que celebrou a gastronomia italiana em Salvador cumpriu o seu propósito de resgatar a tradição das festas de largo no bairro conhecido como o mais boêmio da cidade e reuniu mais de 8 mil pessoas em 12 horas de celebração. No cardápio nhoque, ravióli, lasanha, penne, pizzas, panini di porchetta, cannoli, gelato e uma variedade de pratos foram servidos no formato comida de rua com preços de R$ 10 a R$ 30.

Além do Pasta em Casa, anfitrião da Festa, marcaram presença restaurantes como Bella Napoli, Bottino, Buoni Amici, Di Liana, Isola dei Sapori, Alessandro Narduzzi, Manga Mar, Massimo Cremonini, Mondo Gelateria, Sagaz e a Choperia Salvador. Muito além da gastronomia, o evento contou com uma extensa programação cultural que teve início com o Playgrude, de Marcela Bellas, abrindo a festa para as crianças, seguido pelo chorinho do Janela Brasileira, depois Mazzo Guimarães, a MPB de Juliana Leite, depois Luciano Salvador Bahia, Jota Veloso e, finalizando, a sonoridade contagiante da Funfun Dúdú. A discotecagem nos intervalos foi comandada pelo DJ El Cabong – Luciano Matos.

Entre as presenças, a do designer de moda Ronaldo Fraga, que assinou um painel gigante impresso em lambe-lambe, instalado em um muro entre as ruas Professora Almerinda Dutra e Borges dos Reis, arte que fica como um legado para as ruas que abriram a festa. Caracterizado como San Gennaro, o ator baiano Daniel Farias conduziu a programação no palco, contando um pouco mais sobre a história do santo celebrado e a tradição dessa festa que é bem tradicional em cidades como Nova Iorque, Nápoles e acontece há mais de 40 anos no bairro da Mooca, em São Paulo. A Festa de San Gennaro abriu a programação do Festival da Primavera, que abriga a terceira edição da Maratona Salvador, evento que posiciona a cidade no circuito nacional e internacional de corridas de rua e acontece neste domingo (15).