Turismo

FORTES DA BARRA são novos atrativos culturais para os turistas

Reforço na atração turísitica da cidade
Agecom , Salvador | 18/05/2016 às 19:17
Forte de São Diogo com Expo de Verger
Foto: Jefferson Peixoto
Se aprofundar em temas da história local e nacional, aprender sobre crenças, costumes e desvendar curiosidades do universo cultural são alguns dos atrativos oferecidos pelos museus de Salvador. Pensando em proporcionar experiências únicas para o público soteropolitano através destes espaços, hoje (18), quando é celebrado o Dia Internacional do Museu, os recém-inaugurados museus Carybé das Artes e Pierre Verger da Fotografia, instalados respectivamente nos fortes São Diogo e Santa Maria, ambos localizados no bairro da Barra, receberam o público de forma gratuita durante todo o dia. 

Desde a última quinta-feira (12), quando foram entregues ao público, já passaram pelos espaços 650 visitantes. Os equipamentos estão abertos diariamente, com exceção das terças, sempre das 11h às 19h, com ingressos a R$20 (inteira).
 
Um outro equipamento cultural que incrementou o universo de museus de Salvador e é uma opção para mergulhar no cenário cultural da literatura é o espaço Casa do Rio Vermelho - Jorge Amado e Zélia Gattai, um memorial instalado no local onde viveu o casal de escritores. O espaço já recebeu aproximadamente 37 mil visitantes. Atraente por ser um ambiente bucólico e acolhedor, a casa possui acervos e revela um pouco da intimidade do casal. Assim como as atrações dos museus instalados nos fortes, o uso da tecnologia também é uma marca do espaço, que funciona de terça a domingo, sempre das 10h às 17h, com ingressos a R$20 (inteira).  
 
A coordenadora de Comunicação do memorial, Maria João Amado, afirma que a casa virou um ponto de encontro dos baianos e que é muito procurada pelo público que almeja uma programação cultural diferente. “Nossa exposição como um todo chama muito atenção porque ela não é estática, é totalmente interativa. Nós temos, por exemplo, mais de 30 horas de material audiovisual dividido por séries que homenageiam amigos, falam de viagens, relembram histórias ou falam trechos de livros dos dois autores”. 
 
Casa do Benin – O espaço cultural Casa do Benin abriga um acervo permanente composto por objetos de cerâmica, cestaria, tecelagem, madeira e metais produzidos por artistas beninenses, tendo uma programação intensa e diversificada até o final deste mês. Promovendo intercâmbio entre a cultura brasileira e de outros países, a casa realiza todas terças e quintas-feiras o projeto Made in Bahia - Slleyk Bahia Dance, uma ligação entre Salvador e Los Angeles. Os encontros, gratuitos, ocorrem sempre das 13h às 17h.
 
Até o dia 31 de maio, o artista Thiago Bols apresenta sua exposição “Primas Donas – Mandonas e Donas do Brasil”. A mostra propõe revisitar a poética do feminino universal através de uma ótica regional e nacionalista, com foco na herança cultural afrodescendente. Está aberta gratuitamente de segunda à sexta, das 10h às 17h, na Sala Lina Bo Bardi.