Turismo

BARRA atrai milhares de baianos e turistas e vira point mais badalado

Vide
Agecom , da redação em Salvador | 01/09/2014 às 19:36
PMS precisa fiscalizar quem leva cães para o local
Foto: Max Haack
Após uma semana de inauguração, realizada pela Prefeitura no último dia 22, a nova orla da Barra segue atraindo moradores e frequentadores de um dos pontos mais belos e queridos de Salvador. O espaço compartilhado – uma das novidades do local e que será implantado também em outros pontos da capital baiana – têm permitido às pessoas tanto o passeio quanto a prática esportiva à beira-mar.

A estação de compartilhamento público de bicicletas, disponibilizada pelo Movimento Salvador Vai de Bike próximo ao Porto da Barra e que estava desativada antes da inauguração, já contabilizou mais de 700 viagens das “laranjinhas” em sete dias. Os ciclistas, que possuem mais espaço para circular do Porto ao Barra Center por meio do piso compartilhado e com tráfego de veículos reduzido, também contam com paraciclos gratuitos – no Porto e no Forte Santa Maria – para estacionar as bikes.

As lixeiras subterrâneas seletivas também tem demonstrado que as pessoas cada vez mais também estão preocupadas com a preservação do local e do meio ambiente. De acordo com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), já foram recolhidos 63 metros cúbicos de resíduos – secos e úmidos, do equipamento localizado nas proximidades do Forte Santa Maria.

A roda-gigante, que fez parte da programação de inauguração da nova orla da Barra, no Largo do Farol da Barra, tem feito tanto sucesso que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes) decidiu estender a atração para até o próximo dia 15, permitindo ao público conhecer melhor a intervenção promovida pela Prefeitura no bairro, além de demonstrar a solidariedade dos soteropolitanos. Entre os dias 22 e 31 últimos, foram arrecadadas 3,2 toneladas de alimentos, 600 peças entre brinquedos e agasalhos, além do montante de R$10 mil.

Apoio – Para auxiliar a população na conservação da nova orla da Barra, os serviços municipais foram intensificados na região. Além do ordenamento do comércio informal promovida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Guarda Municipal do Salvador também tem atuado na região, tanto na proteção ao patrimônio público quanto no auxílio aos cidadãos. No último fim de semana, por exemplo, agentes encaminharam à polícia um assaltante apreendido na Ladeira da Barra após denúncia de uma vítima. 

Também foi localizada uma faca tipo peixeira embaixo das gramas recém-colocadas na região do Farol. O efetivo de sexta a domingo tem sido de 170 guardas municipais e, de segunda a quinta, duas viaturas com oito guardas municipais atuam na área, durante 24h.

Já os agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) tem atuado no controle do acesso às áreas restritas, além da fiscalização nas áreas de Zona Azul e Zona Verde. A equipe foi reforçada para a realização do ordenamento do tráfego no local.