Turismo

ARACI INAUGURA COMPLEXO TURÍSTICO ÀS MARGENS DO AÇUDE POÇO GRANDE

Com informações do Calilla
| 28/02/2011 às 09:01
Restaurante e pear para atracamento de pequenas embarcações
Foto: Raimundo Mascarenhas
 A Prefeitura Municipal de Araci, inaugurou neste fim de semana, dias 26 e 27 de fevereiro, a primeira etapa do Complexo Turístico de Poço Grande, localizado 17 km da sede. A comemoração foi extensa e foi contratado um trio elétrico que serviu de palco para várias bandas que animaram os turistas que foram conhecer aquela que será mais uma alternativa de lazer na região sisaleira. 

   Um espaço em plena caatinga, as margens de um açude com 18 km de espelho d'água, construído pelo DNOCS em 1958 com o objetivo de resolver o problema de abastecimento d'água da época e hoje sendo utilizado para gerar emprego e renda com base no turismo. Composto com restaurantes flutuantes, 03 quiosques, seis bares, 12 chuveirões para adulto e criança, um deck para banho de sol, equipamentos para ginástica e parque infantil.

  Toda esta estrutura é interligada com calçadões.  As pessoas que compareceram ao evento tiveram oportunidade de fazer passeio de Jet-ski, prancha e canoa, além do tradicional nado, tudo isto sob os olhares de salvas vidas e da guarda municipal. As policias civil e militar estiveram presentes a fim de manter a tranquilidade.

Transformação - Os modernos quiosques, calçadões, Píer, coberturas e muita arborização além de um parque infantil e estacionamento, mudaram a cara do açude e da pequena comunidade de Poço Grande, que antes mesmo de todas as obras serem concluídas, já atraia gente de toda região, inclusive turistas de Salvador e outros estados, a exemplo de Mário Santana, 45 anos, engenheiro ambiental, residente em Aracajú (SE) que foi conhecer o projeto. "É realmente uma praia de água salgada longe do litoral, além de proporcionar emprego e renda na região, antes contava apenas com atividade nas roças, ou no máximo, a pescaria e de forma artesanal", avaliou Santana.

Antes da inauguração, a Prefeitura do município treinou o pessoal para trabalhar na área de segurança, orientação e salva-vidas.  O instrutor de bombeiros e resgate, Rogério Santos, disse ao CN que 14 pessoas que foram preparadas e várias simulações de salvamento foram realizadas para facilitar e preservar a vida do visitante.  Eles estão prontos para o resgate aquático, primeiros socorros, combate de incêndios florestais, resgates em altura, orientações e informações ao banhista. O açude tem pontos de risco e a equipe de salva-vidas vai trabalhar observando e orientando os turistas.

A área foi sinalizada por uma equipe de consultores da Marinha, que identificou as áreas de riscos e os pontos apropriados para o banho e o uso de transportes aquáticos sendo que cada um na sua ala para evitar acidentes.

VEJA OUTRAS FOTOS


Prefeita Nenca percorreu a grande extensão da "prainha" acompanhada de assessores e dos deputados Mario Negromonte Junior e José Nunes

Idealizado pelo ex-prefeito, hoje presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Pinho (DEM), o projeto estava paralisado há 17 anos e foi retomado com os recursos próprio da Prefeitura. Segundo o vereador Edvaldo Pinho, a Câmara Municipal entrou como parceiro desse projeto e está ajudando com verbas devolvidas do duodécimo e sugeriu que fosse aplicada no pontapé inicial da revitalização do complexo turístico do Poço Grande. "Isto para mim é um sonho que virou realidade. Agora vamos buscar recursos junto ao Ministério do Turismo e Bahiatursa para a conclusão da 2ª, 3ª e 4ª etapas do complexo", afirmou Pinho. Ao finalizar seu pronunciamento, alegando dores na coluna, o ex-prefeito declarou "seu amor" pela comunidade e pediu a família para quando morrer, cremar seu corpo e jogas as cinzas dentro do Açude.


Edvaldo pede que quando morrer sua cinza seja lançada no açude

Festa de inauguração - Edvaldo Pinho foi o primeiro a falar durante o ato de inauguração e disse aos deputados presentes, Mário Negromonte Júnior (PP) e José Nunes (DEM), que Poço Grande é o novo pólo turístico da Bahia e necessita do apoio deles.

O deputado Estadual Mário Júnior, garantiu empenho para acelerar os recursos orçamentários valor de R$ 100 mil que estão prestes a serem liberados pela Caixa Econômica para investimento na segunda etapa. "Tenho consciência da responsabilidade por este município, onde obtive a minha segunda maior votação no Estado e quero fazer daqui uma grande cidade, capitaneando tudo que for possível para seu desenvolvimento", afirmou o parlamentar. Ele lembrou que ainda esta semana o município irá receber uma retroescavadeira em convênio com MDA.

Para o deputado Federal José Nunes, o Açude de Poço Grande esta se consolidando com Espaço Turístico na região e garantiu apresentar emendas ao orçamento da União para viabilizar as construções previstas nas próximas etapas. "A exemplo de Mário Júnior, Araci também foi o município onde obteve a minha segunda maior votação e por esta razão tenho a responsabilidade de trazer obras", disse Nunes.

A prefeita garante que Araci entrará na opção de turistico do Nordeste

A prefeita Nenca em seu pronunciamento fez referencia aos funcionários que trabalharam na obra, que foi acompanhada pessoalmente por ela e lembrou que muitas vezes as atividades entravam pela noite e o resultado foi a beleza do Complexo e a festa que realizou. "Nosso município hoje é um canteiro de obras e temos um número suficiente para inaugurarmos uma a cada sábado. Estamos no caminho do desenvolvimento", lembrou.

Ela tranqüilizou os pescadores sobre a limpeza do Açude, que terá uma equipe permanente da Prefeitura e disse acreditar que o usuário deste Complexo saberá usar e manter tudo limpo. Frisou também sobre a distribuição de 150 mil alevinos adquiridos em convênio com a Bahia Pesca e o plantio de trinta mudas de Pau Brasil e sibipiruna.

Assim que terminou os pronunciamentos, uma multidão acompanhou a prefeita para o descerramento da placa e foram conhecer toda estrutura.

Durante os dois dias se apresentaram as Bandas Bonde do Gueto, Sambagode, Mister Axé, Boteco 69, Vida Seca, Príncipe do Gueto, Canta Mais Eu e Forrozão 1000 Grau.

Texto: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas