Tecnologia

PRIMEIRA OPERADORA DE INTERNET FIXA SEM FIO CHEGA COMO PROMESSA NO BR

Pertencente ao Grupo Elsys, a Netylink tem seu foco na inovadora tecnologia FWA e começará sua atuação pelo Estado de São Paulo
Gabi Arruda , Salvador | 16/04/2024 às 14:05
Damian Zisman, Claudio Blatt e Danilo Pacagnella
Foto: Divulgação

Duas situações continuam muito comuns mesmo em um mundo conectado: a falta de internet em lugares remotos ou com infraestrutura precária e a instabilidade e fragilidade de tecnologias como a fibra. Para trazer uma solução completa para clientes com estes cenários, o Grupo Elsys, com 35 anos de experiência em tecnologia e mais de 10 anos no mercado de internet e conectividade, acaba de lançar a Netylink, primeira operadora fixa sem fio do Brasil. A nova operadora tem como promessa levar internet ilimitada para todo o país, inclusive para locais de difícil acesso e em especial para empresas que não podem ter instabilidade na conexão de internet, como uma opção de um segundo link para redundância.


Isso é possível a partir da tecnologia inovadora FWA (Fixed Wireless Access), que permite a entrega de um link de internet com alta performance em empresas e residências sem a necessidade de cabos pela rede de postes municipais. Através de antenas inteligentes, e outras tecnologias, é possível ter um maior alcance das torres de telecomunicações e, assim, chegar a regiões mais distantes e sem acesso. 


Mas não são apenas regiões remotas que ganham com a tecnologia. Quando se trata de zonas urbanas, a vantagem está na possibilidade de ter uma internet com qualidade de fibra, porém sem fio, já que muitas vezes a localização - ainda que seja central - não possui infraestrutura para receber esse tipo de “cabeamento”. Ou até tenha um link primário através da fibra, mas tenha a necessidade de um segundo link como redundância para evitar qualquer instabilidade e/ou perda de sinal. 


“Já temos a experiência de mais de 10 anos no mercado de internet desenvolvendo tecnologia, equipamentos e realizando a conexão de milhões de pessoas pelo Brasil e em mais de 40 países através do Grupo Elsys”, pontua Claudio Blatt, Presidente do Conselho do Grupo Elsys e da Netylink.  


“Com a chegada da tecnologia 5G no Brasil e as novas possibilidades do FWA foi possível concretizar um sonho antigo e iniciar esta nova empresa, entregando internet fixa ilimitada, ou seja, sem franquia de dados, com confiança e estabilidade para empresas e residências”, conta Damian Zisman, CEO do Grupo Elsys e da Netylink.


Para o Head de Marketing da ELSYS e da Netylink, Danilo Pacagnella, um dos grandes diferenciais está na experiência oferecida, já que é uma operadora 100% brasileira. “Conhecemos o mercado local, estamos próximos dos clientes e sabemos as dores tanto das empresas quanto dos clientes que não têm uma boa internet ou que não têm acesso no lugar onde se encontram. A Netylink chega com a missão de levar internet ilimitada onde o cliente estiver, e com a melhor experiência e atendimento do mercado”, explica o executivo. 


Com um mercado potencial estimado em R$5 bilhões anualmente, a Netylink tem como meta faturar mais de R$30 milhões em receita recorrente por mês e conquistar 100 mil clientes já em seu primeiro ano de operação. O lançamento inicial se concentrará no Estado de São Paulo, visando estabelecer uma base sólida para a expansão futura em todo o país até o fim de 2024.


Para ganhar capilaridade e expandir para outros polos, a empresa aposta não somente na qualidade, mas também no conceito de “redundância”, principalmente para as empresas que têm problemas com conectividade e não podem mais depender de uma única opção. “Queremos também ser a primeira opção para empresas que buscam um segundo link de internet com qualidade, estabilidade e performance para ser utilizado como redundância e alternativa à fibra.”, finaliza Pacagnella. 


A Netylink já está disponível para contratação no Estado de São Paulo, em pacotes com acesso ilimitado à internet fixa sem fio. Após a contratação, o cliente receberá em sua residência ou local comercial a equipe técnica para instalação das antenas e do wifi, sem custo adicional, e em seguida já poderá utilizar de maneira ilimitada.