Tecnologia

FLUTUADOR PARA ENERGIA SOLAR FLUTUANTE É LANÇADO PELA UNIPAC

Este lançamento foi apresentado ao mercado na Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), inaugurada recentemente na Represa Billings, em São Paulo
Via Pública Comunicação , Salvador | 21/03/2024 às 15:17
Flutuador para energia solar flutuante é lançado pela Unipac
Foto: Divulgação

A Unipac lança o Flutuador plástico Hydrelio® em parceria com o Grupo KWPar. Estas estruturas plásticas, cuja propriedade intelectual pertence à empresa francesa Ciel & Terre International, são fabricadas com tecnologia de ponta e são projetadas para suportar placas fotovoltaicas sobre a lâmina d’água, promovendo a geração de energia limpa e renovável. Além disso, têm aplicações em diversos setores, incluindo energia, saneamento e agronegócio, podendo ser instalados, por exemplo, em represas de irrigação nas fazendas.

 

Gabriel Gonçalves, Presidente da Unipac, afirma que “esta iniciativa reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e nossa busca por soluções inovadoras que impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade. Estamos empolgados com esse novo produto e a parceria estratégica com a Ciel & Terre International e o Grupo KWPar”.

 

 

Parcerias sustentáveis


O lançamento do Flutuador, em parceria com o Grupo KWPar, representa um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável. O Grupo KWPar é responsável pela engenharia, customização e instalação desta tecnologia no Brasil, incluindo a Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), inaugurada recentemente na Represa Billings, em São Paulo, idealizada pela EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e pelo Governo de São Paulo. Ediléu Cardoso Jr., CEO do Grupo KWPar, destaca a seleção criteriosa da Unipac como parceira, ressaltando sua seriedade, capacidade técnica e transparência.

 

Por sua vez, a Ciel & Terre, líder global na implantação de usinas solares flutuantes, detém a tecnologia patenteada como Hydrelio® desde 2011, com instalações em todo o mundo. A Unipac, como fabricante nacional licenciada do produto Flutuador, está preparada para explorar novos horizontes no campo da sustentabilidade e inovação, juntamente com esses parceiros.

 

Cada projeto conta com a expertise do Grupo KWPar. No Brasil, a tecnologia já foi implantada em diversos projetos, incluindo a Fazenda Figueiredo em 2018, o projeto piloto na UHE Sobradinho/BA em 2019, e um projeto piloto da EMAE, que culminou na implantação da UFF Araucária em 2024, demonstrando o compromisso com a adoção de práticas sustentáveis e a diversificação de suas fontes de energia.