Tecnologia

SERVIDORES GOV BA JÁ PODEM SOLICITAR INFORME RENDIMENTOS POR WHATSAPP

Assistente Virtual do RH Bahia agora oferece também a alternativa de solicitar documentos por meio do serviço de mensagens Telegram
Comunicação Saeb , Salvador | 14/03/2024 às 15:10
Servidores já podem solicitar informe de rendimentos por WhatsApp
Foto: Divulgação

Os mais de 270 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado já podem recorrer à troca de mensagens instantâneas para solicitar o seu Informe de Rendimentos. O serviço –, que visa facilitar a vida dos contribuintes na hora de elaborar a declaração de Imposto de Renda – é uma das melhorias que estão sendo implantadas no Assistente Virtual do RH Bahia. Em paralelo, outra novidade que está sendo oferecida aos usuários do RH Bahia é a alternativa de requerer tanto informes de rendimentos como contracheques por meio não só de WhastsApp como de outro serviço de mensagens instantâneas, o Telegram.      

 

Disponível desde outubro de 2021, para acesso ao contracheque via WhatsApp,  o Assistente Virtual do RH Bahia já recebeu mais de 225 mil solicitações realizadas por 12,3 mil servidores, aposentados e pensionistas do Estado. “Agora, nosso objetivo é ampliar ao máximo o leque de opções para que o funcionalismo possa ter acesso de forma rápida, segura e on-line às suas informações pessoais e funcionais”, afirma o gestor de negócio do RH Bahia, Wilson Freitas.

 

Passo a passo – Para requerer tanto informe de rendimentos quanto contracheque por WhatsApp ou Telegram, o servidor precisa primeiro cadastrar o(s) número(s) de telefone celular por meio do(s) qual(is) pretende receber o documento. O cadastro é feito na área de acesso restrito do Portal do RH Bahia ([www.rhbahia.ba.gov.br]www.rhbahia.ba.gov.br). Ao ingressar com login e senha, o usuário deve percorrer o menu pelos campos Dados Cadastrais e Pessoais, selecionando a opção Assistente Virtual RH Bahia. Em seguida, é só preencher as informações solicitadas.

 

 Para quem já tem o número do telefone celular cadastrado no RH Bahia e agora deseja solicitar o informe de rendimentos via WhatsApp, basta interagir com o assistente virtual pelo número (71 3115-0100). Já aqueles usuários cadastrados que agora querem ter a alternativa de acesso via Telegram precisam realizar um novo cadastro no RH Bahia, informando o número de telefone a ser adotado para este aplicativo. Na sequência, basta abrir o Telegram e enviar mensagem para o contato RH Bahia.

 

Vale ressaltar que o envio de contracheques e informes de rendimentos não é realizado automaticamente por WhatsApp ou Telegram. Sempre que precisar, o servidor deverá realizar a solicitação por meio de contato com o Assistente Virtual. Estão disponíveis os contracheques e informes de rendimentos emitidos a partir de janeiro de 2018.

 

Por razões de segurança, o número do aparelho celular cadastrado no RH Bahia deve ser de uso exclusivo do servidor. Além disso, caso deixe de utilizar este número, o servidor deverá desativá-lo, realizando um cadastro do novo número no Portal de Serviços do RH Bahia. Para completar, o assistente virtual também conta com mecanismos de segurança, por meio de verificação de cadastro e solicitação de dados de identificação para garantir que os documentos do servidor não sejam acessados por terceiros.