Tecnologia

Mata de São João é pioneira na implantação do Google for Education

A plataforma conta com uma série de aplicativos que permitem que as tarefas sejam realizadas de forma colaborativa e acessadas de qualquer local
Prefeitura de Mata de São João , Mata de São João | 11/08/2020 às 15:55
Mata de São João é pioneira na implantação do Google for Education
Foto: Divulgação

Sem aulas presenciais desde o dia 18 de março por causa da pandemia do novo coronavírus, os quase dez mil alunos da rede municipal de ensino de Mata de São João estão recebendo atividades remotas, por meio de algumas plataformas como o portal da educação, aulas gravadas, apostilas impressas, e até mesmo aplicativos estão utilizados para alcançar os estudantes.

No entanto, o grande aliado da rede municipal de ensino nesse momento de distanciamento social tem sido o Google for Education. A plataforma conta com uma série de aplicativos que permitem que as tarefas sejam realizadas de forma colaborativa e acessadas de qualquer local. Rose Abreu é um dos 560 profissionais da educação que está recebendo a qualificação e já que está aplicando seu conhecimento na nova rotina de ensino. “Com a formação, tenho suporte para trabalhar com meus alunos e consigo dominar melhor os conteúdos. Além disso, nós estamos com mais gás para trabalhar de forma on line neste momento. A formação está dando um suporte estupendo", contou a educadora que leciona Robert Lima Costa, em Amado Bahia.

Na casa de Eduarda e Yuri, quem organiza a rotina de estudos é a mãe, Rosa Borges, que afirma que os pais precisam mais do que nunca da ajuda da escola para ajudar na educação dos filhos. “Não está sendo fácil organizar a rotina das crianças sem irem à escola, e o apoio da escola está sendo essencial. O acompanhamento dos professores é real, quando os meninos não fazem a tarefa, os professores procuram saber o que está acontecendo”, conta Rosa.

Educação 100% - Mata de São João é um dos poucos municípios no Brasil onde o ensino é integral. Hoje, quase 90% dos estudantes estudam em período integral. Antes do isolamento social, a rotina das crianças e jovens era dividida em dois momentos, pela manhã, aulas e pela tarde, oficinas, esporte, arte e cultura. "O esforço para manter as atividades de forma remota é grande. Com a pandemia, além das aulas de todas as disciplinas, eles contam com aulas do Conservatório de  Música e Artes e aulas de Judô, tudo de forma remota", esclarece o secretário de educação Alex Carvalho.

Carvalho lembra ainda que os estudantes realizam cerca de três refeições na escola e para

compensar essa perda nutritiva diária, estão sendo entregues kits de alimentação para cada estudante. “Precisamos estar unidos neste momento para enfrentar essa pandemia, estamos trabalhando de todas as formas para atender nossos estudantes para que não fiquem desamparados”, finalizou o secretário.

Google for Education - O Google for Education é um serviço do Google que fornece versões personalizáveis independentemente de vários produtos do Google usando um nome de domínio fornecido pelo cliente, no caso da Prefeitura de Mata de São João possui o domínio (educacao.matadesaojoao.ba.gov.br), onde possui vários aplicativos web com funcionalidades semelhantes às suítes de escritório tradicionais, incluindo Gmail, Hangouts, Meet, Google Calendar, Drive, Docs, Sheets, Slides, Groups, News, Play, SiteseVaultincluse o Google sala de aula ou Google Classroom.

Os produtos também se ligam ao uso de Chromebooks que podem ser adicionados ao G Suíte Domain do estabelecimento educacional. Para essa implementação, a Prefeitura está adquirindo 800 Chromebooks e 3400 tablets.