Tecnologia

Começa testagem para Coronavírus na comunidade escolar de Jequié

O material para a aplicação dos testes foi disponibilizado pelo Governo do Estado e entregue à Secretaria Municipal de Saúde
Ascom Educação , Jequié | 03/08/2020 às 19:29
Começa testagem para Coronavírus na comunidade escolar de Jequié
Foto: Leo Sousa

A testagem para o novo Coronavírus nas escolas estaduais do município de Jequié começou nesta segunda-feira (3), com professores e funcionários. A ação segue nesta terça-feira (4) com o mesmo público, das 8h às 17h e, a partir da quarta-feira (5), serão testados os estudantes, que vão se dirigir às unidades escolares nas quais estão matriculados, com hora marcada, conforme comunicado da direção da escola.  Ao todo, serão testadas 10.771 pessoas, sendo 9.964 estudantes, 560 professores e 247 funcionários, em 13 escolas estaduais e quatro anexos do município.

 

O material para a aplicação dos testes foi disponibilizado pelo Governo do Estado e entregue à Secretaria Municipal de Saúde. Para o atendimento, as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

 

O porteiro do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, Antônio Soares, foi um dos primeiros a chegarem à unidade escolar para fazer o teste. “Gostaria de agradecer ao governador Rui Costa por esta ação, que é muito importante para que a volta ao trabalho seja com segurança para todos, tanto para nós, funcionários, como para os estudantes e professores”.

 

A diretora do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Régis Pacheco, Fannie Sampaio Pereira Novais, conta como foi o primeiro dia da testagem na unidade. “Está tudo transcorrendo com grande tranquilidade. As equipes são competentes e bem orientadas na condução da ação, transmitindo confiança às comunidades escolares aqui testadas”.

 

O secretário de Saúde de Jequié, Vitor Lavinski, falou sobre a parceria com o Governo do Estado para a testagem. “A parceria entre os poderes municipal e estadual é de fundamental importância para o sucesso das ações. A partir do contato da Secretaria de Educação do Estado sobre o início da testagem dos estudantes, professores e funcionários da rede estadual, de pronto nós, da Secretaria Municipal de Saúde, nos disponibilizamos a ajudar. Diante do cenário de pandemia mundial, causada pela COVID-19, esta ação de triagem da comunidade escolar da rede de ensino estadual nos ajudará também para traçarmos estratégias para o combate à doença”.

 

Outros municípios – A testagem, que já foi realizada nos municípios de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca, também será feita em Itabuna e Ilhéus, onde a programação está sendo desenvolvida em parceria com as prefeituras e será divulgada posteriormente. No município de Ilhéus, serão 12.327 pessoas testadas, sendo 11.370 estudantes, 661 professores e 296 funcionários, localizados em 18 escolas, sendo quatro unidades indígenas. Já no município de Itabuna, a testagem acontecerá em 14 unidades escolares, contemplando 12.011 pessoas, sendo 11.224 estudantes, 580 professores e 207 funcionários.

 

Os testes estão sendo aplicados por equipes das secretarias municipais de Saúde, com acompanhamento dos gestores escolares e das equipes técnicas da SEC, do Núcleo Territorial de Educação (NTE) e do Núcleo Regional de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).