Tecnologia

HEINEKEN e startup SO+MA coletam 100 toneladas de resíduos recicláveis

Programa já conta com mais de 1.500 famílias cadastradas desde o início de 2019 na capital baiana
Comunicativa BA , Salvador | 18/12/2019 às 08:35
Programa SO+MA Vantagens em Salvador
Foto: divulgação
O Grupo HEINEKEN no Brasil e a startup SO+MA comemoram os resultados da parceria que desenvolveu o Programa SO+MA Vantagens em Salvador. A iniciativa tem o objetivo de influenciar novos comportamentos e hábitos positivos de reciclagem ao gerar créditos a cada troca de resíduo reciclável, que são revertidos em benefícios e ampliação de oportunidades profissionalizantes para os moradores dos bairros de Periperi e Paripe.
Considerando as instalações do projeto nas duas localidades, desde o início do Programa SO+MA Vantagens em 21 de fevereiro deste ano, já são mais de 1.500 famílias cadastradas e 100 toneladas de resíduos encaminhados para a reciclagem. A coleta desses itens é realizada em parceria com a cooperativa local COOPERGUARY, que faz a reciclagem dos resíduos. Além disso, a iniciativa resultou em muitas outras soluções sustentáveis, como:

 

·         1.759.579,35 litros de água deixaram de ser contaminados, com a entrega de 1.637 litros de óleo

·         Economia de 143.460,04 Kwh de energia, o suficiente para abastecer 17.201 famílias por dia

·         Evitou o desmatamento de 570 árvores

·         Economia de 740.014,01 litros de água, suficiente para abastecer 4.111 pessoas por um dia

·         Evitou a emissão de 318.914,74 kg de CO2, compensando a emissão diária de 59.453 pessoas

 

O programa SO+MA Vantagens é o único da cidade de Salvador habilitado para receber material em vidro, inclusive este é um dos resíduos mais recebidos e direcionados para a Indústria Vidreira do Nordeste (IVN), localizada em Estância no Estado de Sergipe. Além de papel e papelão, garrafa pet, plástico, sucata, óleo de cozinha, alumínio, eletrodomésticos e computadores.
A analista de departamento pessoal, educadora social e participante do Programa SO+MA, Rosiane Bispo dos Santos, foi uma das primeiras interessadas a se cadastrar no projeto, que permitiu o desenvolvimento de nove adolescentes. Estes jovens são parte de um grupo de aproximadamente 40 crianças carentes com idade entre 7 e 16 anos, com quem ela realiza trabalhos sociais em Salvador.
“O Programa SO+MA Vantagens me inspirou a aprimorar ainda mais o trabalho social que eu já realizava com jovens carentes. Nós os desafiamos a recolher o maior número possível de resíduos e o esforço deu certo. Com os pontos recolhidos, nestes primeiros meses do projeto, eles tiveram a chance de realizar cursos profissionalizantes na região, para a inclusão no mercado de trabalho, e eu me sinto muito feliz e realizada por ver mais um jovem da periferia no caminho correto”, revela Rosiane.
O Grupo HEINEKEN acredita, apoia e investe em iniciativas e parcerias que fomentam o crescimento da economia, das comunidades do entorno de suas cervejarias. Com o Programa SO+MA Vantagens existe, inclusive, um esforço para que os pontos acumulados pelos moradores sejam trocados por benefícios de parceiros locais, estimulando o desenvolvimento da região. Atualmente, já são mais de mil famílias cadastradas no sistema e que podem usufruir de vantagens como bolsas para aulas de inglês, cursos gratuitos de digitação, desenvolvimento profissional e cursos on-line de gastronomia, negócios e fotografia.
Criar histórias positivas em localidades estratégicas para o negócio é um compromisso do Grupo HEINEKEN no Brasil. “Essa parceria permite que o cidadão de menor renda tenha novas oportunidades a partir do incentivo à educação ambiental. Hoje, o programa beneficia muitas famílias de Salvador e quem mais ganha em troca é o meio ambiente. Por isso, queremos que muitas outras famílias também possam e queiram participar”, afirma Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo.
Para se cadastrar no Programa SO+MA de Vantagens em Salvador, os interessados podem ir aos pontos SO+MA Vantagens: Periperi - Praça da Revolução, Periperi, e Praça João Martins, Paripe.