Tecnologia

Medicina regenerativa levará o homem a viver mais de 100 anos numa boa

Um novo ciclo de desenvolviemto está a caminho e quem não enxergar isso vai pagar um preço alto
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/04/2015 às 00:01
No 5º Meeting de Saúde da Santa Casa, professor Paulo Vicente , diz que vem aí o homem 2.0
Foto: BJÁ
   Em palestra no 5º Meeting de Saúde da Santa Casa da Bahia aberto nesta sexta-feira no salão de conferências do Tívoli da Praia do Forte, o professor da Fundação Dom Cabral (FDC) e membro da Strategic Planning Society (SPC), do Reino Unido, Paulo Vicente dos Santos Alves, Ph.D., falando sobre o tema "Saber Planejador: o Desenho do Futuro", disse que o mundo caminha para ter um novo poder hegemônico ainda no século XXI e aqueles governos que não dominarem processos tecnológicos tendem a sofrer bastante. E, obvio, as populações vão pagar um preço muito alto por isso.

   Destacou que alguns países, tais como o Brasil que vem sustentando sua politica de expansão com a venda de comodities, se não mudarem seus rumos vão pagar um preço muito alto adiante. Vicente Alves destacou que essa realidade já chegou ao país com a queda dos preços do barril de petróleo, cotado até a década passada na base de 140 dólares e hoje com 50 dólares. Para o professor, o Brasil adota alguns procedimentos próripios do séculco XIX estando no século XXI.

  Para Santos Alves, os poderes hegemônicos são transitórios, desde o primeiro nitidamente europeu monárquico, com mudanças que se verificaram a partir da guerra dos 30 anos - as chamadas invasões holandesas 1618-1648; seguido pelas guerras napoleônicas 1783/1815; dominio do Reino Unido 1815/1914; as guerras mundiais 1914/1945; hegemonia dos EUA de 1945/2065; e uma guerra de transição que virá entre 2065/2095.

   O que vai acontecer? - Santos Alves tem muitas respostas para as várias perguntas que se faça, mas, hoje, não teria como saber o que de fato acontecerá, porém, sem dúvida os procedimentos que se fazem agora, os investimentos atuais em tecnologia e saber levarão a humanidade a outros patamares e a medicina que já foi curativa e avançou para novas etapas, estará a cada ano mais regenerativa com a possibilidade real do homem viver mais de 100 anos com saúde perfeita.

   Na opinião do professor Vicente o mundo enfrentará com muito vigor até o final do século XXI pelo menos 5 grandes enfrentamentos: a crise dos aposentados - as pessoas vivendo muito mais e os governos e os planos sem ter como pagar as aposentadorias; o degelo das geleiras dos pólos; as mudanças das matrizes energéticas; os estados eficientes e os ineficientes; o terrorismo e os conflitos culturais.

   Entende o professor que ninguém escapará desses problemas e dos ciclos da vida, a robótica avançando como nunca, procedimentos da medicinas regenerativa a cada vez mais sofisticados e os desafios de como serão a educação e o trabalho no futuro. "Muitas profissões vão desaparecer - algumas já estão desaparecendo - e outras vão ser criadas nesse novo ciclo exigindo-se a cada dia um profissional mais qualificado, que fale 3 linguas e esteja antenado com a contemporaneidade.

   Em resumo: Vem ai os seres humanos 2.0 e um novo ciclo de vida.