Tecnologia

SALVADORF: Folikão tem tabela referência de preço e WhatsApp para táxi

Vide
Agecom , Salvador | 27/01/2015 às 20:14
Denúncias referentes a táxis também podem ser feitas através do telefone 118.
Foto: DIV
Os foliões do Carnaval de Salvador que optarem por utilizar o táxi como meio de transporte durante a festa terão algumas novidades este ano. O secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, o gerente da Coordenadoria de Táxi e Transportes Especiais (Cotae), Marcelo Tavares, e representantes dos taxistas se reuniram nesta terça-feira (27) para discutir a operação deste ano. A Prefeitura vai disponibilizar aos usuários um número de celular para que o cidadão faça reclamações de táxis através do WhatsApp. 

No aplicativo de bate-papo, o secretaria poderá ter o controle de denúncias referentes a taxistas que não aceitarem realizar determinada corridas e também será possível evitar trotes e reclamações falsas, já que o número de telefone do denunciante ficará registrado. O contato estará disponível nos banners informativos que ficarão situados nos 15 pontos de táxis durante o Carnaval.

Outra novidade que está de volta na festa deste ano é a tabela de referência da corrida. O usuário terá disponível neste informativo os preços estimados do valor do percurso daquele ponto para todos os bairros da cidade. “Essa tabela evita que algum taxista não queira utilizar o taxímetro e também inibe o usuário de querer negociar o preço. O cidadão deve entrar no carro dizendo para onde quer ir, e não perguntando por quanto o motorista faz aquela corrida. O WhatsApp também vem facilitar a fiscalização e agilizar a identificação de quem não respeita a lei, pois podem ainda ser feitas denúncias referentes a transportes clandestinos”, afirmou Fábio Mota. 

Essa tabela de referência estará situada nos quinze pontos de táxis do Carnaval. Seguem localizações:

1. Vale do Canela (Viaduto Menininha do Gatois);
2. Colégio Central (Av. Joana Angélica);
3. Politeama de Cima (em frente ao Instituto Feminino da Bahia);
4. Estação da Lapa (parte interna da Estação);
5. Barroquinha (ao lado do posto policial);
6. Rua do Tijolo (ao lado do Viaduto da Sé);
7. Ondina (Praça do Sol/próximo ao Colégio ISBA);
8. Rua Edgard Mata (perpendicular à Av. Adhemar de Barros); 
9. Av. Centenário (ponto último retorno / próximo a Rua Airosa Galvão);
10. Praça Cayrú (em frente ao Elevador Lacerda);
11. Rua Gabriel Soares (perpendicular à Ladeira dos Aflitos);
12. Ladeira do Taboão (próximo à Praça do Pelourinho);
13. Porto da Barra (Rua Barão de Sergy, próximo ao Hotel Sol Barra);
14. Av. Anita Garibaldi (saída da Rua Agnelo de Brito);
15. Av. França (próximo ao Galpão 7 – Codeba);

Durante o Carnaval, também serão criados dois corredores exclusivos de táxi: um deles na Avenida Centenário, entre o retorno compartilhado em frente ao Habib´s até o localizado próximo à Rua Miguel Bouriner, onde todos os táxis que adentrarem a via deverão acessar para embarque e desembarque de passageiros; e outro na Avenida Oceânica, entre curva da paciência e a Praça do Sol, com desvio para a Rua Senta a Pua. Esses corredores serão limitados por gradis e o táxi deverá ficar na fila de espera para embarque. Só passará pela barreira aquele motorista que estiver com passageiro para desembarque.

Denúncias referentes a táxis também podem ser feitas através do telefone 118.