Tecnologia

Robô holandês dança 'Macarena' durante a RoboCup em João Pessoa

Dança é para atrair o público na tarefa Robo Zoo
G1 | 23/07/2014 às 20:54
Robô AMIGO faz parte de equipe holandesa
Foto: Krystine Carneiro/G1

“Macarena” e “Cabeça, ombro, joelho e pé”. Essas são algumas das músicas que o robô AMIGO dança para tentar chamar a atenção do público na RoboCup 2014, que acontece este ano em João Pessoa. Participante da categoria @Home (em casa, em português), o robô holandês faz várias atividades domésticas, mas tem que se apresentar para o público em uma tarefa que necessita do voto popular.

Na tarefa Robo Zoo, os robôs de todos os times são posicionados em linha indiana para que o público possa conferir cada um e votar no preferido. Os visitantes receberam plaquinhas com QR codes e AMIGO tocava e dançava a música indicada. Nesse desafio, AMIGO e as dançinhas dele ficaram atrás apenas de uma equipe do Irã.

AMIGO foi desenvolvido na Eindhoven University of Technology, na Holanda. Segundo o português Luis Ferreira, que faz parte do grupo, o robô participou de sua primeira competição em 2011. “Ele ajuda nos ambientes domésticos. Em oito anos acho que ele pode chegar ao mercado”, comentou o estudante.

Os holandeses chegaram a ficar na primeira colocação da liga na segunda-feira (21), primeiro dia de competições. Porém, nesta quarta-feira (23), o grupo caiu para terceiro lugar. A colocação, no entanto, ainda atende à expectativa da equipe, que almeja ficar no top 3 da disputa.

As finais da RoboCup acontecem nesta quinta-feira (24) no Centro de Convenções de João Pessoa. Na sexta-feira (25), ainda acontece o Simpósio Internacional da RoboCup para pesquisadores, professores, estudantes e interessados na área. O simpósio exige inscrição paga tanto 
para estudantes quanto para professores e pesquisadores.