sexta-feira, 18 de setembro de 2020
Colunistas / Política
Tasso Franco

A pesquisa Ibope e o foco das outras campanhas contra Neto

Alice tenta nacionalizar o debate da campanha
24/08/2016 às 11:53
1. A pesquisa Ibope divulgada ontem sobre a sucessão em Salvador aponta que o prefeito ACM Neto (DEM), com 68% das intenções de votos, está bem encaminhado para a sua reeleição. 

   2. Todo mundo sabe que eleições não se ganham de véspera, mas as pesquisas são indicadores do que poderão acontecer. Elas erram aqui e acolá, há muitas suspeitas sobre o Ibope, especialmente do pessoal da 'esquerda caviar', pero, os números atingidos por Alice Portugal (PCdoB) com 8%; deputado Isidório (PDT), com 6%; Fábio Nogueira (PSOL) com 1%; e Da Luz (PRTB) com 1% são animadores para Neto.

   3. Dizemos isso não só pelo fato de Neto está bem à frente dos seus adversários políticos, mas, sobretudo, diante das campanhas que estão sendo feitas por seus competidores, Alice, até agora, tentando dar uma conotação nacional ao pleito e nominando o prefeito como partícipe do 'golpe' de Temer contra Dilma; Isidório mantendo sua base politica em Candeias, na RMS, com sua 'tropa' da Fundação Dr. Jesus; Fábio e Da Luz esperam a TV poderão crescer ainda um pouquinho; e a vice-prefeita Célia (PPL) e Cláudio Silva (PP) sequer pontuaram, dificilmente, esse conjunto, disperso, sensibilizará o eleitorado.

   4. É claro que ainda é cedo, a propaganda no rádio e na TV só começa dia 26, e propaganda por propaganda, o prefeito tem mais tempo de inserções nos dois veículos de massa e uma equipe de produção bem estruturada, além de ter o que mostrar à população como gestor. 

   5. Alice, provavelmente, vai seguir na linha da denúncia e da desclassificão do prefeito; e Isidório, longe disso, adotará a linha do populismo já expresso em seu 'jingle' de campanha com promessas para reduzir os preços do pão e do gás; e o uso refrão é "melhor ser louco do que ladrão", já usado pelo mesmo na campanha de Candeias, em 2012.

   6. Se esse pessoal for seguir essas mal-traçadas linhas, ACM Neto andando pelos bairros e falando de cidade sem dar a mínima a seus adversários e aos temas nacionais, tem tudo para sensibilizar ainda mais o eleitorado. Ontem, por exemplo, preferiu ir a um bairro do que participar de um debate na Faculdade de Educação da UFBA, o que sua assessoria entendeu mais proveitoso, uma vez que a UFBA (em tese) é reduto de Alice e o reitor é simpatizante do PCdoB, comunista de carteirinha.

   7. Esse é o quadro. Salvo as 'cutucadas' dadas pela vice Célia sobre prováveis superfaturamentos em obras na PMS, que o prefeito considerou ofensa pessoal a sua honra e prometeu processá-la, por enquanto, segundo os números do Ibope à frente de Neto é promissora e se apresenta inabalável.