Colunistas / Política
Tasso Franco

BOMBARDEIO PT COM LULA E DILMA É MAIOR TESTE PARA NETO

A surra de Neto em Lula continua fatal?
17/09/2012 às 21:02

Foto: AG BRASIL
Dilma pede voto para Pelegrino em programa bem editado pelo PT na TV
   O grande teste para evolução ou implosão da candidatura ACM Neto (DEM), como havia comentado neste BJÁ no último domingo, começou nesta segunfa-feira, 17, à noite, com a exibição do programa de Pelegrino (PT) e a participação do ex-presidente Lula, em palanque, e da presidente Dilma Roussef, em estúdio, ambos referendando seus apoios ao petista na sequência do projeto que tem como base na Bahia, o governador Wagner, eleito em 2007 e exercendo seu segundo mandato.

   O programa de Pelegrino foi muito bem editado, desprezou-se a parte raivosa de Lula com Neto, Wagner expôs as obras que já realizou na capital, e contou ainda com as participações dos senadores Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), além de suportes de Gilberto Carvalho, Eduardo Suplicy, Sérgio Gabrielli, Aloisio Mercadante, Cristovam Buarque, Benedita da Silva, Paulo Paim, Otto Alencar, Waldir Pires, Paulo Renato e Luiza Bairros.

   E, pra fechar, a fala de Dilma pela primeira vez dentro de um contexto em que a presidente defendeu a eleição de Pelegrino para "mudar Salvador" com declarações do povo e de militantes petistas no arremate final. É claro que o candidato também deu seu recado dentro da filosofia petista de "cuidar das pessoas", ainda que sua fala, senão irrelevante, não era o objeto da configuração geral do programa e seus propósitos.

   O recado, portanto, foi passado com todas as letras e expressões à população da capital. Neto, de sua parte, já sabendo que vinha óleo fervendo em sua direção tentou fazer um contraponto, colocando um antídoto constitucional no seu programa revelando que as verbas federais são obrigatórias para o desenvolvimento do estado e da cidade do Salvador e se aproximou o mais que pode do povo, prometendo ampliar o bolsa familia e falando a linguagem da humildade, inclusive reconhecendo seu erro (o que já deveria ter sido feito antes) do discurso da surra em Lula.

   A questão, agora, é saber como a população receberá esse novo apelo em direção a Pelegrino, se isso vai ou não desestabilizar a candidatura do democrata. Os comerciais na TV e no rádio já estão no ar e dentro de mais uma semana tem-se uma idéia se houve uma pororoca nos votos de Neto ou não. 

   Hoje, conversei com dois candidatos a vereadores e eles me disseram que o clima favorável a Neto continua o mesmo, mas isso foi à tarde e o programa de TV de Pelegrino só passou ás 20h30min devendo ser repetido na quarta ao meio dia e desdobrado adiante. Portanto, o comício, em sí, não alterou o quadro eleitoral nem abalou Neto, mas, isso é compreensível. A difusão se dá é com os veiculos de massa (rádio e tv) e somente a partir de amanhã (terça) é que se começa a se perceber prováveis sinais de mudança.

   Como disse o governador Wagner, recentemente, a campanha só começa pra valer quando a população se liga no rádio e na TV, isso no final de setembro, e essas duas próximas semanas serão vitais para Neto, líder até então das pesquisas. Dizer se ele vai resistir ou não é precipitado. Ninguém sabe, nem ele. 

    Os demais candidatos, com todo respeito, estão fora da polarização. Se alguém influência terão só se houver segundo turno. Por ora, a eleição está em aberto, como jogo de futebol, tanto pode dar 1º turno como 2º turno.