Colunistas / Política
Tasso Franco

GOVERNO DO ESTADO PERDE BANDEIRA DA TRANSPARÊNCIA

Portal Transparência tem nota 3.8 do Contas Abertas
15/07/2010 às 13:06
Foto: WP
Repensar o Transparência Bahia e abrir os dados ao público
  De fato, esperava-se mais do Portal Transparência Bahia do governo do Estado.

  Ao receber a nota 3.82% (de 0 a 10) e ter a terceira pior avaliação do país (só ganha do Piaui 3.04; e Roraima 3,31) segundo analise da ONG Contas Abertas, o Transparência Bahia ficou a desejar e não cumpriu a finalidade a que se propôs, de transparência plena, e preencher uma lacuna muito criticada na época dos governos do então PFL da falta de liberação da senha das contas e tudo mais.

  O que se vinha observando, e isso os deputados da oposição sempre comentavam na Assembleia, é de que o Transparência Bahia era muito genérico e não detalhava as contas fornecendo apenas números gerais, os quais, de certa forma são de conhecimento público porque publicados no Diário Oficial e outros papéis do governo.

  Agora, detalhes, a qualidade do conteúdo do material divulgado era muito generalista e o portal passou a ser criticado como se fosse uma "enganação", algo apenas para se dizer que havia transparência no governo. 

  O governo também adotou procedimentos corriqueiros nas contratações de pessoal via REDAS, empresas terceirizadas, contratos com dispensas de licitações à mancheia e outros, levantando inúmeras suspeistas objetos de várias representações junto ao Ministério Público do Estado.

  Uma das questões, por exemplo, nunca explicitada foram os gastos da publicidade e sua abrangência porque essa era uma matéria também de forte postura crítica da oposição nos anos 1991/2006. Agora (2007/2010) o que se vê é a mesma situação do passado.

  A ONG Contas Abertas ao divulgar seu relatório sobre o que se passa no Brasil em relação a postura das administrações públicas dos estado, e situar a Bahia numa posição bastante desconfortável, derruba uma das bandeiras do atual governo para sua campanha eleitoral, de que é transparente. A Bahia teve a metade da nota de São Paulo e de Pernambuco.

  O governo, portanto, precisa rever seus procedimentos neste Portal senão é melhor retirá-lo do ar. Fazer de contas de que existe uma situação e isso não sendo verdadeira é péssimo para a imagem do governo.