Colunistas / Política
Tasso Franco

A DISPUTA ENTRE O CORAÇÃO E A ESTRELA

Tasso Franco é editor deste site
08/06/2009 às 13:24
  As dissidências entre o PT e o PMDB continuam latentes. Por enquanto, não há sinais no "front" dando conta de que a aliança dos dois partidos que garantiu a vitória de Jaques Wagner, em 2006, se repetirá, em 2010.
 
  Neste final de semana, com a divulgação por parte da assessoria de imprensa do PMDB de declarações do prefeito João Henrique proferidas no IV Encontro Regional do Partido, em Santaluz, situando que o coração (símbolo de sua campanha em Salvador) vencerá, mais uma vez, a estrela (símbolo do PT) apontam que cada qual tomará seu rumo no próximo ano.

   O ministro Geddel Vieira Lima foi mais discreto. Sinalizou que continua aberto ao diálogo, porém, faz a ressalva de que o PMDB decidirá o seu caminho, em 2010. Ou seja, abre a porta na condicional.
 
  A julgar, portanto, pelos encontros regionais realizados até agora, em Salvador, Itapetinga, Brumado e Santaluz os sinais são de que o PMDB vai encarar a parada com candidato na cabeça da chapa majoritária, em 2010.

   Semana passada conversei com um personagem deste partido e ele me disse o seguinte: - O momento é agora. Estamos organizados, temos chances de vitória e deveremos ir á luta".

   A tese defendida por essa fonte situa que, numa hipótese de Geddel candidatar-se ao Senado na chapa do PT, os petistas não votariam nele. Isso, no seu entender é consensual na "tropa" do PMDB.

   Em sendo assim, os dois partidos continuam distantes, cada qual no seu rumo, divulgando suas ações e aguardando 2010 chegar.